2021 deve ser ano de recorde para o agronegócio

Se 2020 foi um ano histórico para o agronegócio, 2021 deverá ser ser de recordes e o crescimento tende a ser impulsionado pela soja. Confira!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 11, estimativa animadora em relação ao agronegócio brasileiro. De acordo com levantamento do órgão, a safra de grãos deste ano deverá ser de recorde positivo.

A perspectiva de momento do IBGE é que o Brasil produza 262,2 milhões de toneladas de grãos no período. Caso se confirme, o montante representará aumento de 3,2% em relação à produção agrícola no comparativo com a safra do ano passado.

Ainda segundo o IBGE, o crescimento poderá ser percebido já neste começo de ano. A entidade espera que o consolidado de janeiro, cujo os dados ainda não foram revelados oficialmente, apresente alta de mais de 1,7 milhão de toneladas quando comparado com o mesmo mês de 2020.

Fator soja

Um dos produtos a impulsionarem a safra brasileira será a soja. Na estimativa apresentada hoje, o IBGE afirma que a produção do grão deve crescer mais de 7% — o que representará mais de 130 milhões de toneladas. Para a entidade, itens como feijão e milho também devem chegar ao fim do ano em alta, conforme informa a Agência Brasil.

Além dos grãos

Para além do cultivo de grãos, o IBGE apresenta perspectivas animadoras, principalmente na parte das frutas. A estimativa é que as safras de laranja, uva e tomate também fechem o ano com números positivos no comparativo com 2020.

À frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro, Tereza Cristina vibrou com a projeção apresentada hoje. “A estimativa da demonstra que estamos caminhando para um recorde de safra”, vibrou a ministra. “São 11,4 milhões de toneladas a mais que o período de 2019/2020”, detalhou a integrante do governo federal para indicar a dimensão do possível recorde na produção de grãos pelo agronegócio no Brasil.

Fonte: Revista Oeste

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM