4 técnicas de negociação para fechar grandes vendas

4 técnicas de negociação para fechar grandes vendas

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Com as mudanças no mercado de trabalho, ter uma empresa passou a exigir muito mais do empreendedor. Saber negociar é o ponto chave do sucesso na empresa rural.

Hoje em dia, não é suficiente apenas ter uma boa estrutura e vender bons produtos. Para garantir sua permanência e destaque no mercado, é preciso ir muito além.

Por isso fala-se tanto de encontrar diferenciais para um negócio. Um dos mais importantes diz respeito ao trabalho com vendas. Saber usar técnicas de negociação é essencial se quiser fechar bons contratos e ter retorno positivo. Isso vale desde o atendimento ao cliente no balcão da loja até reuniões com grandes consumidores.

Claro que, para fazer isso, é importante não se limitar a entregar o produto que o cliente pediu. Quer saber como aperfeiçoar suas vendas e agregar mais valor ao seu trabalho? Aproveite as nossas dicas e conquiste seus objetivos!

1. Atenda os clientes com excelência

O aspecto principal que leva o consumidor até a sua loja é a necessidade que ele tem de obter determinado produto. Mas não é apenas isso que o faz fechar a compra e voltar a frequentar o local no futuro. Pense nas suas experiências como cliente: o que estimula você a se tornar fiel a uma empresa?

Certamente a qualidade do atendimento é um dos pontos mais importantes. Afinal, várias lojas podem ter o produto que você precisa, mas é na preferida que o cliente é recebido com um café, conversa com um vendedor simpático e tira dúvidas sobre o uso ou instalação do produto, por exemplo.

As situações que citamos são elementos que podem alavancar muito as vendas de um local. É claro que a cortesia da equipe não é tudo que importa. Ninguém compra um produto caro e de má qualidade apenas porque o vendedor é uma pessoa bacana. Mas, aliado ao custo-benefício, é indispensável investir na qualificação da equipe de vendas.

O seu objetivo não deve ser fechar uma venda apenas, mas fidelizar os consumidores. Para isso, oferecer uma experiência agradável é fundamental. Todo cliente deseja e merece ser bem recebido, contar com a atenção do vendedor e se sentir bem no local. Por isso, esses cuidados fazem parte das técnicas de negociação.

Essas orientações são igualmente importantes quando é preciso receber ou visitar um cliente para negociação de grandes vendas. Estabelecer uma relação cordial e próxima ajuda a conquistar novas parcerias e fechar negócios cada vez melhores. Uma característica que faz toda a diferença nesse momento é a autoconfiança. Quem vende deve se mostrar seguro sobre as condições que está oferecendo.

2. Tenha conhecimento dos produtos

Além da simpatia, o cliente precisa confiar na capacidade do vendedor em atender às suas necessidades. Por isso, o ideal é que a equipe tenha conhecimento profundo dos produtos vendidos — aspectos como as marcas disponíveis, a validade (quando houver), as orientações para uso, os cuidados necessários, as alternativas etc.

Conversar com um profissional que não domina a área na qual atua é muito frustrante. Lembre-se de que alguns clientes também não conhecem o assunto a fundo e buscam na loja ajuda para entender e utilizar os insumos da melhor forma.

Durante a negociação de grandes vendas esse ponto é ainda mais delicado. Nesse caso, geralmente o consumidor conhece o produto e sabe usá-lo. Assim, ele vai querer conversar com alguém bem informado. Dessa forma, o vendedor também precisa de conhecimento para manter o diálogo e envolver o cliente em uma experiência de compra diferenciada.

Além de ter todas as informações sobre a cartela de produtos, é importante ser um bom ouvinte. É escutando o consumidor e identificando o que ele precisa que a equipe de vendas será capaz de oferecer os produtos necessários e ainda indicar compras associadas. Fazendo isso, é possível fidelizar clientes e aumentar as vendas.

3. Tenha brindes e promoções

Outra dica interessante envolvendo técnicas de negociação é ter sempre algo a mais para oferecer. Fechar parcerias com outros fornecedores e trazer descontos ou serviços extras, por exemplo, gera vantagens competitivas e chama a atenção dos consumidores para o seu negócio. Quem não gosta de ganhar algo?

Uma opção muito utilizada é o brinde. Investir nesses pequenos presentes é muito benéfico, pois se trata de objetos baratos e que agradam o cliente. Se eles vierem com a sua marca (como canetas ou chaveiros), melhor ainda. Nesse caso, além de satisfazer o consumidor, também serve como uma estratégia de divulgação da sua loja.

Em reuniões para fechamento de grandes vendas, uma estratégia muito útil é complementar o pedido do cliente com um produto que esteja relacionado ao que ele solicitou. Isso demonstra a preocupação da loja com o bem-estar do consumidor e possibilita que ele conheça outras opções para próximas compras.

A estratégia de promoções ou descontos também é muito útil. Oferecer facilidades e abatimento para determinadas formas de pagamento ou diminuir o preço na próxima compra são exemplos de como estimular o cliente a continuar lembrando da sua loja. Assim, você se destaca da concorrência.

4. Invista em pós-venda

Por fim, nossa última dica de técnicas de negociação acontece depois da venda. Sim, você pode garantir ótimos negócios nesse momento. Como fazer isso? Conhecendo e aplicando o conceito de pós-venda. Ele se refere ao relacionamento que você estabelece com os consumidores fora da empresa.

Na prática, algumas atitudes bem simples podem dar muito resultado. Por exemplo, procurar a pessoa para que ela responda uma pesquisa de satisfação passa a imagem de que a loja se preocupa em escutar opiniões e aperfeiçoar o atendimento. Ninguém melhor para falar sobre a sua equipe do que os clientes.

Essa atenção especial deve ser dada para todos, desde os clientes do balcão até os consumidores parceiros em grandes compras. Manter contato gentil com eles é uma ótima forma de lembrá-los da sua marca.

Pegar o e-mail e o telefone para mandar informações importantes, avisar da chegada de produtos ou mesmo enviar uma mensagem de feliz aniversário, por exemplo, estreita a relação para além da primeira venda. A probabilidade de acontecerem futuras negociações aumenta muito.

Percebeu como é possível modificar a experiência dos clientes na sua empresa com nossas técnicas de negociação? Quem trabalha com vendas deve estar sempre aberto a aprender mais e melhorar sua atuação. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e as empresas, mais competitivas.

Fonte: Belgo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com