5 Passos para a secagem de vacas leiteiras

5 Passos para a secagem de vacas leiteiras

PARTILHAR

Secar uma vaca é importante para a regeneração dos tecidos secretores do leite, que dura 60 dias e que ocorre entre o fim da lactação e o parto.

*Artigo publicado originalmente no blog da Fundação Roge

A secagem das vacas leiteiras é um processo que interrompe a lactação, ou seja,o animal não pode ser ordenhado.  A secagem da vaca resulta principalmente em uma maior produção de colostro.

Por que secar uma vaca?

Quando a vaca leiteira está gestante, o desenvolvimento do feto exige que grande parte dos nutrientes consumidos sejam revertidos para a gestação. Se o animal, além de gestante, estiver em lactação, o desgaste será muito maior, gerando problema para a cria, e consequentemente prejuízos ao produtor leiteiro.

É comum também o processo de secagem em animais de baixa produção economicamente inviáveis mesmo em lactação, já que os investimentos são altos na mão de obra, no manejo e em outros fatores.

Quer ler o artigo completo no blog da Fundação Roge?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com