8 motivos para usar um softwares de análise de sensoriamento remoto

8 motivos para usar um softwares de análise de sensoriamento remoto

satelite
Foto: Divulgação

Nos últimos anos, várias constelações de satélites e microssatélites foram lançadas. Agora, é possível fotografar qualquer área do globo praticamente todos os dias.

Os melhores produtores nunca vão abrir mão de ir a campo. Mas uma ferramenta que os ajude a detectar se há algo errado, de forma rápida e sem precisar de deslocamento, é muito útil.

Nos últimos anos, várias constelações de satélites e microssatélites foram lançadas. Agora, é possível fotografar qualquer área do globo praticamente todos os dias.

Os softwares de análise de sensoriamento remoto acompanham a evolução da lavoura e utilizam imagens de satélite ou drones, trazendo dados sobre alterações na vegetação, sem a necessidade de presença no local.

Listamos aqui os 8 principais motivos para usar a análise de sensoriamento remoto na sua propriedade:

1-Diagnóstico completo da fazenda

Os softwares permitem um trabalho de monitoramento coordenado e focado diretamente nos problemas.

2-Confiabilidade de dados

Já que as imagens são capturadas e processadas de forma autônoma, os sistemas não estão sujeitos a erros humanos.

3- Fácil de usar

Para extrair o máximo dos softwares, não é necessário contratar mão de obra nem gastar muito tempo. O sistemas são simples e não exigem treinamento ou capacitação.

4- Cabe no orçamento

O custo é baixo e os benefícios são enormes!

5- Feito para você

Os softwares de análise de sensoriamento remoto são viáveis para todos os tamanhos de propriedades, desde produtores pequenos a grandes grupos agrícolas

6- Diagnóstico completo da fazenda

As imagens refletem diretamente a condição real da lavoura. Os softwares fazem alerta de problemas que não são visíveis à olho nu. Algumas empresas oferecem uma grande variedade de análises, como no caso da Strider. O Strider SPACE realiza o sensoriamento remoto através de NDVI, NDMI, SAVI, EVI e perda de biomassa.

7- Identificação de problemas em todos os talhões

Esta é uma excelente arma para o produtor coordenar suas correções de solo e reforma de áreas. Depois de analisar o histórico das últimas semanas e comparar com as últimas safras, os sistemas criam um mapa de calor, evidenciando os possíveis problemas no campo.

8- Combinado a outras ferramentas, você vai obter o melhor do campo.

Além da análise de sensoriamento remoto, o produtor também encontra soluções em tecnologia para controle fitossanitário, monitoramento de frota e implementos e softwares de gestão de resultado para todo o ciclo produtivo.

Viu só como é vantajoso investir em análise de sensoriamento remoto?

Fonte: Por dentro do Agro

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com