Visando preencher a lacuna no abastecimento doméstico, a Indonésia, importará gado e carne do Brasil, Austrália e outros países, veja abaixo o comunicado.
A Indonésia importará 502.000 cabeças de gado e 85.500 toneladas de carne bovina para ajudar a preencher uma lacuna na oferta da proteína no mercado doméstico, disse nesta quinta-feira Fadjar Sumping Tjatur Rasa, diretor do Ministério da Agricultura do país.
Além disso, a Indonésia também planeja emitir licenças de importação para 100.000 toneladas de carne bovina brasileira e de búfalo d’água da Índia, disse ele em um comunicado.
Os dados de 2018, apontam que a população de gado na Indonésia é atualmente de cerca de 16,6 milhões de cabeças, das quais 43% estão na Ilha de Java, 25% nas Ilhas Orientais e os 32% restantes em outras ilhas espalhadas pela Indonésia.
O ministério estimou o consumo de carne bovina e de búfalo da Indonésia em 2021 em quase 696.956 toneladas, um aumento de cerca de 64% em relação ao ano passado, resultando em uma lacuna na oferta de 223.142 toneladas.
Em fevereiro, o governo esperava que os embarques de gado do México aumentassem o estoque doméstico do país, disse Nasruallah, diretor-geral do ministério.
A Indonésia importa principalmente gado da Austrália, mas o governo disse que deseja obter mais gado de outros lugares. O Brasil é um dos possíveis mercados para a exportação de bovinos vivos, bem como a carne bovinos. Lembrando que foi anunciado a liberação para exportação da carne pelo MAPA no final de 2019.
- ALERTA: Clima extremo traz chuva de até 400 mm, frio abaixo de 0°C nesta semana; veja previsão
- Búfala brasileira quebra recorde mundial e impressiona ao produzir mais de 40 kg de leite em um único dia
- Carne brasileira pode valer o dobro no mercado internacional, diz especialista na Feicorte
- Colheita sem gente? Drones e robôs avançam no campo enquanto falta mão de obra no agro
- Maior antílope da África, animal gigante já foi domesticado para produzir carne e leite
Os vendedores de carne na grande área de Jacarta estão mantendo uma greve de três dias a partir da quarta-feira desta semana devido ao alto custo de aquisição da carne, de acordo com a imprensa local.
“O Ministério da Agricultura fez verificações de abastecimento no campo e é relativamente seguro até a demanda pelo Eid Al-Fitr”, disse Nasrullah, referindo-se ao feriado islâmico que cai em meados de maio deste ano.
Com informações da Reuters (Reportagem de Bernadette Christina Munthe)