Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Highland, conheça a raça do bovino mais peludo do mundo

O Highland é o bovino mais peludo do mundo e não é por menos, eles podem ultrapassar os 30 cm de comprimento. Além disso, o gado peludo é uma das raças mais antigas que se tem registros. E com carne macia!

De origem Escocesa, mais especificamente das Terras Altas da Escócia e das ilhas Escocesas, a raça Highland é o bovino mais peludo do mundoé uma das raças mais antigas que se tem registros, com registros arqueológicos da raça datadas do século 6.

As condições extremamente difíceis criaram um processo de seleção natural, onde somente os animais mais aptos e mais adaptáveis sobreviveram para continuar a raça. Originalmente, havia duas classes distintas; o um pouco menor e geralmente preto Kyloe, cuja principal domínio era as ilhas ao largo da costa oeste do norte da Escócia. O outro era um animal maior, geralmente de cor avermelhada, cujo território foram as altas montanhas remotas da Escócia. Hoje ambas as linhagens são consideradas como uma raça – Highland.

História da Highland Cattle

A tradução da sua raça já diz muito sobre sua origem: Highland Cattle ou Highland Cow, significa gado de montanha. A vaca peluda está habituada às condições climáticas extremas, com chuvas fortes e ventos congelantes. Por isso, desenvolveram através de seleção natural uma pelagem grande e espessa. Durante as estações mais quentes, os animais acabam perdendo essa pelagem mais densa e, com a chegada do inverno, nasce uma nova camada de pelo que pode chegar até 30 centímetros de comprimento.

O Highland possui habilidade em buscar alimentos, o que possibilitou a sobrevivência em montanhas íngremes, onde geralmente o rebanho pasta. Essa raça se alimenta de algumas espécies de plantas que muitos outros bovinos evitam e podem cavar com seus chifres longos através da neve para encontrar plantas enterradas.

Características da raça Highland

Eles têm chifres longos e largos e casacos longos, ondulados e lanosos . A pelagem usual é o marrom avermelhado, observada em aproximadamente 60% da população; cerca de 22% são amarelos e o restante prateado claro, preto ou tigrado/pardo. As cores da pelagem são causadas por alelos no gene MC1R (locus E) e no gene PMEL ou SILV (locus D).

Eles têm uma pelagem dupla incomum. Do lado de fora está o pelo externo oleoso – o mais longo de qualquer raça de gado, cobrindo um subpêlo felpudo. Isso os torna bem adaptados às condições das Terras Altas, que têm uma alta precipitação anual e, às vezes, ventos muito fortes.

Touros maduros podem pesar até 800 kg e novilhas podem pesar até 500 kg. As vacas geralmente têm uma altura de 90–106 cm. E os touros geralmente variam de 106–120 cm

O acasalamento ocorre ao longo do ano com um período de gestação de aproximadamente 277–290 dias. Mais comumente nasce um único bezerro, mas gêmeos não são desconhecidos. A maturidade sexual é atingida por volta dos dezoito meses. O gado também tem uma expectativa de vida mais longa do que a maioria das outras raças de gado, até 20 anos.

Conta a história, que a Rainha Vitória, comentou que as vacas da raça poderiam ter apenas tons avermelhados, mas um criador discordou e passou a fazer a mistura das linhagens.

Eles chegam a consumir em 8 horas de pastagem 70 quilos de vegetação, portanto se alimentam melhor soltos do que confinados. O bovino da raça Highland pesa geralmente em média de 500 a 800 quilos, e são capazes de correr a uma velocidade de 40 quilômetros por hora.

Comportamento

Um rebanho de gado Highland semi-selvagem foi estudado durante um período de 4 anos. Constatou-se que os bovinos possuem estrutura e hierarquia de dominância claras, o que reduz a agressividade. A posição social depende da idade e do sexo, com o gado mais velho dominando os bezerros e os mais jovens, e os machos dominando as fêmeas. 

Os touros jovens dominarão as vacas adultas quando atingirem cerca de 2 anos de idade. Os bezerros da vaca de melhor classificação receberam status social mais elevado, apesar da intervenção mínima de sua mãe. Brincar, lamber e montar eram vistos como contato amigável.

A carne do Highland

Mesmo sendo um bovino de dupla aptidão, frequentemente recebe muitos prêmios em competições inglesas e americanas pela famosa carne que possui.

Ela é mais magra do que as outras, devido ao isolamento térmico proporcionado por seus pelos longos. Portanto, sem a camada de gordura convencional das carcaças, a sua carne apresenta menos colesterol.

Raça de bovinos no mundo e no Brasil

Estima-se que pelo mundo existam cerca de 45 mil cabeças de gado da raça, distribuídas por vários países como Austrália, Canadá, Finlândia, Estados Unidos e claro, a Escócia. No Brasil não há registros de criação da raça. A genética mais próxima está no Speckle Park, animal que chegou ao Brasil no ano de 2021.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM