ABCZ lança novo Sumário do PMGZ com novas DEPs

ABCZ lança novo Sumário do PMGZ com novas DEPs

PARTILHAR
sumario-de-touros-PMGZ-da-ABCZ
Foto: ABCZ

Foi lançada no início da tarde de hoje (21/08) a nova edição do Sumário de Touros do PMGZ Corte.

A publicação traz informações sobre touros avaliados de todas as raças zebuínas de corte: Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã.

Entre as novidades desta edição está a publicação de duas novas Deps (Diferença Esperada na Progênie) para a raça Tabapuã: Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento de Carcaça (ACAB). As duas Deps permitirão aos criadores interferir via seleção na composição da carcaça do rebanho. Deste modo, poderão fazer um ajuste fino no melhoramento genético para produção de carne. O PMGZ é o primeiro programa a produzir esse tipo de avaliação para a raça no Brasil. “É um trabalho que vem sendo acumulado há oitenta anos, com informações de todas as gerações registradas pela ABCZ de animais zebuínos”, destaca Henrique Torres Ventura, Superintendente- Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

O banco de dados do PMGZ é o maior do mundo para os zebuínos, incluindo mais de 13 milhões de animais avaliados das raças: Brahman (322.881), Gir (521.139), Guzerá (445.158), Indubrasil (33.822), Nelore (11.316.578), Sindi (37.228) e Tabapuã (515.234). Só no primeiro semestre deste ano, foram inscritos 99 novos rebanhos ( com 12.949 matrizes), atingindo 1.910 usuários.

lancamento-sumario-pmgz
Foto: ABCZ

Compõem o Sumário 2017 as avaliações dos animais até TOP 5% de todas as raças zebuínas. Ao todo, 14 Deps são avaliadas, incluindo as de carcaça, reprodutiva, de crescimento, maternas e visual de tipo. “Esperamos que as predições genéticas publicadas possam auxiliar os criadores de gado puro e os produtores de carne na tomada de decisões dentro da fazenda, para que o produzir de forma sustentável seja uma realidade e não apenas um ideal”, destacou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

A súmula já está disponível na internet

https://www.abczstat.com.br/comunicacoes/sumario/default.aspx?acesso=publico

Na tarde de hoje também foram lançados sumários de outros programas de melhoramento genético: ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores)Geneplus, Instituto de Zootecnia (IZ) e PAINT da CRV Lagoa.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.