ABS contrata novos touros Braford e Hereford

ABS contrata novos touros Braford e Hereford

touro-braford-floreio
Touro da Estância Rio Negro

Bateria Corte Europeu anuncia investimentos em reprodutores gaúchos da raça Braford e Hereford, selecionados em rebanhos reconhecidos do Rio Grande do Sul

O ano termina com novidades na bateia Corte Europeu da ABS: dois touros foram adquiridos e um contratado pela empresa. As novas opções genéticas, que devem ser disponibilizadas no início do ano, incluem dois Brafords e um Polled Hereford.
“Fizemos um trabalho criterioso de seleção em cabanhas que têm apresentado grande evolução nos últimos anos e escolhemos os melhores animais em termos de fenótipo e avaliação genética. Sem dúvida, são animais que vão agregar muito ao mercado”, comemora Marcelo Selistre, gerente de Produto Corte da ABS.

Entre as novidades está Sapucay, touro Braford SAPUCAY de 3 anos de idade, adquirido da Estância Sossego, de Uruguaiana (RS). “Compramos o reprodutor com a assessoria genética de João Carlos Pinheiro, mais conhecido como Toco, quem nos mostra anualmente o excelente trabalho que vem fazendo, com uma forte evolução na padronização dos animais e a cada ano com mais animais TOP de avaliação genética”, avalia Selistre.

Segundo define o gerente, o touro Sapucay é um Braford de tamanho moderado, biótipo precoce, oculado, bem mocho, prepúcio excelente e para completar, muito bom de avaliação genética Pampaplus, onde é forte em ganho de peso, circunferência escrotal, importante para a fertilidade e com percentil 18% no IQG (Índice de Qualificação Geral). “É uma nova opção de sangue para nossos clientes, é filho de Boomerang, touro muito correto, acasalado em uma das vacas mais importantes da Sossego, de onde garante a consistência genética”, comenta.

touro-braford-floreio-frente

Também como novidade na bateria Braford da ABS surge Floreio, adquirido da Estância Rio Negro, de Bagé (RS). O reprodutor, de 3 anos, é filho do famoso Raulito com uma doadora do rebanho, sendo um acasalamento sugerido pela equipe da ABS. “O proprietário Gustavo Camponogara confiou quando indicamos e assim nasceu o Floreio, touro muito correto, que considero até mesmo melhor do que o pai fenotipicamente, pois tem melhor estrutura óssea, prepúcio mais corrigido e aparenta ter mais precocidade, sem perder a caracterização racial, musculatura, ganho de peso, mocho e oculado”, afirma o gerente, destacando ainda o mais importante: Raulito é TOP em avaliação genética, que é o mais importante, TOP 0,5% no IQG Pampaplus. “Sem dúvidas, dará seguimento ao excelente trabalho do Raulito. Nossos clientes ficarão muito satisfeitos”, garante.

O trio de touros gaúchos para temporada 2018 se completa com Sinuelo, da raça Polled Hereford, que foi contratado pela ABS por ter se destacado entre os de melhores em termos de avaliação genética de sua geração (TOP 0,1%).

O reprodutor está entre os candidatos ao troféu Touro Pampaplus, prêmio que será anunciado em dezembro. “É criação do reconhecido Pedro Brasil, por sua excelência e conhecimento da raça Hereford, fez um minucioso trabalho de acasalamento e seleção, chegando à um produto realmente que merece estar em uma central e propagar sua genética. Sinuelo tem um padrão racial impecável, impressiona pelos excelentes aprumos, comprimento, muito equilibrado entre músculo e precocidade”, detalha.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.