Acari Menestrina: empreendedor queijeiro que incentiva a produção de leite

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Como extensionista da atual Epagri, Acari foi um agente transformador da região e desbravou o território em busca de evoluir a produção de leite.

O Programa Conexão Leite e Derivados, apresentado pelo professor Paulo Martins, contou com Acari Menestrina, que falou sobre empreendedorismo e sucesso no setor lácteo.

Leite na veia e queijo no coração

Com o lema “leite na veia e queijo no coração”, Acari conta que sempre esteve permeando o universo da produção de queijo. “Me lembro desde criança de segurar o rabo da vaca enquanto minha avó tirava leite. Soube desde pequeno que um dia iria produzir muito queijo e entrar muito forte nessa atividade”, contou.

Desbravando territórios para a produção de leite

Em 1976 Menestrina chegou no oeste de Santa Catarina, uma das regiões mais pobres do estado até aquele momento. Como extensionista da atual Epagri, Acari foi um agente transformador da região e desbravou o território em busca de evoluir a produção de leite. “Entre os anos de 76 e 77 atuei como extensionista rural com o objetivo de produzir leite para vender, essa minha insistência transformou a região que anteriormente tinha a característica de produzir milho, soja, suínos e aves”, pontuou ele, ressaltando que a região era pobre em informação “o produtor sabia que o leite era branco e saia do teto da vaca, somente isso”. 

mudança veio através de várias reuniões com produtores e técnicos que transformaram a visão. “A gente realizou mais de mil reuniões nas comunidades para mostrar aos produtores que a produção de leite era uma atividade que iria mudar a realidade daquela região”, disse Acari.

Diminuição do êxodo rural

O processo de mostrar para os produtores que a produção de leite poderia mudar a qualidade de vida e gerar empregos, reduzindo a emigração das pessoas do campo para a cidade. “Na época nós tínhamos um êxodo rural muito grande, todo mundo estava indo embora da região. Ao apresentarmos as oportunidades da produção leiteira os jovens começaram a ficar nas propriedades”, relatou ele.

Foto: Divulgação

Produção de leite em Santa Catarina

Desde a chegada de Menestrina, o estado tem evoluído muito. “Participei de trabalhos de melhoramento genético, de nutrição. Toda a condição do estado é propícia para a produção de leite”, enfatizou ele ao citar a excelência de Santa Catarina no leite e na formação dessa importante bacia leiteira.

Acari Menestrina investiu então em uma indústria de laticínios em Guaraciaba, no oeste do estado. Com foco em produção de queijos e, devido sua trajetória no setor, Menestrina compreende a importância de um leite de qualidade para produzir queijos com excelênciaDessa forma, permanece incentivando a produção e ressalta sempre a importância do produtor de leite.

Fonte: MilkPoint

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com