Ações de modernização do setor são destacadas em fórum do agronegócio

Ações de modernização do setor são destacadas em fórum do agronegócio

PARTILHAR
CAVALGADA-7JC
Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O secretário executivo do Mapa defendeu o modelo de Defesa Sanitária brasileiro em evento do Lide Agronegócios

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, participou do 7º Fórum de Agronegócios, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Ribeirão Preto (SP), no sábado (22), onde apresentou resultados do programa de modernização do agronegócio. Foram mais de mil ações realizadas, disse o secretário, que reconheceu problemas apontados na Operação Carne Fraca e destacou que críticas construtivas são bem-vindas, servindo para aperfeiçoar o modelo de defesa sanitária.

Segundo o secretário, sugestões feitas por representantes de entidades do setor privado na execução do programa de modernização e desburocratização foram incorporadas ao novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitário de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e ao compliance criado no Mapa.

Sobre o comércio intencional, o secretário destacou as mais de 30 missões oficiais realizadas pelo ministério, seja com a presença do ministro Blairo Maggi ou dele, como parte da estratégia de divulgar os produtos do agronegócio brasileiro no exterior e abrir e consolidar mercados para os produtos nacionais, dentro da meta de saltar de 7% da participação brasileira no comércio mundial do agronegócio para 10% em cinco anos.

O secretário executivo participou do segundo painel, cujo tema foi a Defesa Sanitária e Comércio Internacional, falando de sua experiência, sendo seguido no painel por Pedro de Camargo Neto, vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB). O debate do segundo painel teve a participação de Ariel Antonio Mendes, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e moderação de Mônika Bergamaschi, presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (Ibisa).

No evento, houve palestras e debates entre gestores, especialistas e representantes do agronegócio, tendo como foco tendências, demandas e desafios do setor. Foram debatidos temas como defesa sanitária e comércio internacional, regulação de alimentos processados e inovação tecnológica.

Fonte: Mapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com