Aeronaves elétricas autônomas estão chegando na Agricultura

PARTILHAR
aeronaves eletricas autonomas
Foto: Divulgação

A fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares Embraer firmou parceria com uma start-up em projeto de aeronaves elétricas autônomas para agricultura

A EmbraerX, parte conglomerado transnacional brasileiro de aeronaves Embraer, e a Pyka, startup americana com foco em aviação autônoma, anunciaram parceria em operações autônomas de agricultura aérea. A colaboração está focada na tecnologia, certificação, operações e comercialização futura do Pyka’s Pelican, uma aeronave agrícola 100% elétrica e autônoma de asa fixa.

O pacote de tecnologia inclui software de controle de vôo, computadores de bordo, baterias de alta densidade de energia, controladores de motor robustos e fuselagens de fibra de carbono certificadas para permitir aeronaves totalmente elétricas.

Sensoriamento remoto de precisão

As empresas estão trabalhando juntas para acelerar o lançamento desta solução autônoma para o mercado de agricultura de precisão em todo o mundo. De acordo com a Embraer e Pyka, o Pelican pode aumentar a produtividade, eficiência de custos, segurança e sustentabilidade devido à sua operação não tripulada, sistemas elétricos e sensoriamento remoto de alta precisão.

3.000 missões concluídas

As empresas esperam alavancar serviços comerciais autônomos, já que a operação da aeronave Pelican chega ao Brasil em breve. O modelo já está sendo usado por clientes da Pyka na América Central, onde mais de 3.000 missões foram concluídas.

“Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo para concretizar nossa visão de trazer uma aeronave elétrica para o uso diário”, acrescentou Michael Norcia, CEO e cofundador da Pyka.

Ele disse que seu foco é a certificação e a entrega de uma “aeronave autônoma e elétrica espetacular” para atender os agricultores. “Agora estamos nos associando a um líder da indústria em um dos maiores mercados agrícolas do mundo para ajudar a expandir nosso negócio de aeronaves elétricas”, disse Norcia.

*Future Farming, por Daniel Azevedo – Vimos no LRCA Defense Consulting

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.