Agricultor cria solução criativa para fogo em colheitadeira

Agricultor cria solução criativa para fogo em colheitadeira

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Ver uma colheitadeira de mais de R$ 1 milhão pegando fogo não deve ser a melhor visão do mundo; confira ideia para conter o fogo.

Recebemos o vídeo abaixo de uma colheitadeira que acabará de, literalmente, pegar fogo. O fato aconteceu enquanto o maquinário agrícola fazia a colheita de soja. O fogo se alastrou pela máquina que teve perca total. A máquina estava posicionada em uma área já colhida então não houve perdas na lavoura, mas a máquina, torcemos para que tenha seguro. O operador da máquina não sofreu ferimentos.

Durante as safras, as máquinas agrícolas operam sem interrupção e sob condições extremas (altas temperaturas). Essa situação aumenta o risco de incêndio na máquina e na plantação, provocando a destruição do equipamento e resultando na perda da lucratividade da safra.

Procurando pela internet percebemos que não é um fato isolado, confira esse vídeo em uma fazenda nos EUA, em poucos segundos a colheitadeira é tomada pelas chamas e não há o que se fazer.

Sistemas contra incêndio

É muito importante que a fazenda tenha um sistema, equipe e maquinários contra incêndio, inclusive um caminhão pipa para que possa conter o fogo com rapidez. Perder a máquina e principalmente a lavoura devem ser o pior cenário quando isso acontece.

Confira a solução que esse agricultor brasileiro encontrou para apagar as primeiras chamas que possam aparecer nas máquinas agrícolas. Ele instalou uma mangueira no pneu da colheitadeira para que em casos de incêndio possa utilizar a água que está represada dentro dos pneus. Isso auxiliará o operador até a chegada da brigada de incêndio.

Este também demonstra como funciona

E aí, gostou da idéia?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.