PARTILHAR
touro nelore
Foto: Francisco M Abreu Jr

Com ajuda de especialistas, nós fizemos um ranking dos melhores touros da raça Nelore que mais de destacaram nos últimos 30 anos; de PO a CEIP.

A raça Nelore mudou a Pecuária brasileira para sempre, e tudo começou no século passado, devemos muito aos pecuaristas exploradores que foram até a Índia buscar os primeiros exemplares que chegaram em terras tupiniquins no começo do século XX. De lá pra cá, muita água passou por debaixo dessa ponte, hoje a raça representa mais de 80% do rebanho nacional, se pudesse parafrasear Charles Darwin diria que ela só se consolidou pela sua capacidade de adaptar-se em todos os cantos dessa país continental.

Pra falar sobre os melhores touros da raça nos dias de hoje precisamos separá-los em três segmentos, os animais “CEIP”, “PO de prova” e “PO de pista”. Nós consultamos dois especialistas da raça para gerar a lista: o engenheiro agrônomo e jurado da ABCZ, Carlos Marino e Ney Conti, médico veterinário da zebufertil.com.

Essa separação se deve pois nos últimos anos houve uma grande pluralização de programas de melhoramento genético bovino no Brasil, e cada um deles, tanto os programas como os pecuaristas, focaram em algumas características da raça e índices produtivos e reprodutivos.

Isso gera muita discussão nos dias de hoje, pois há, nos três segmentos, os defensores de cada um deles. Uns priorizam raça, outros produtividade. Nessa briga de foice, nunca chagaremos a um consenso. Há alguns mediadores que acreditam na possibilidade de encontrarmos um equilíbrio entre os programas e a raça; aguardemos os próximos capítulos.


Nelore PO de pista

Vamos falar de pista, pois foi onde tudo começou. Antes dos programas de melhoramento eclodirem os reprodutores eram avaliados durante as feiras e exposições em todo país, era uma avaliação visual feita por jurados, que acontece até hoje. O chamado Nelore PO de pista, e para decidir o seu campeão anual todos esperam a ExpoZebu de Uberaba (MG), lá elegem o grande campeão, que este ano foi Toronto FIV da Sabiá.

Se levarmos em consideração os últimos 30 anos, os animais da raça Nelore PO de pista que mais se destacaram em filhos e venda de sêmen, são:

Bitelo da SS

Bitelo da SS, que morreu em 2005, foi um dos maiores reprodutores do Brasil, considerado racialmente “perfeito”. — Foto: Alta Genetics/Reprodução

Touro Bitelo da SS está na história da Pecuária brasileira como um dos maiores reprodutores da raça Nelore, tem dezenas de filhos em coleta nas centrais. Bitelo da SS (filho de Ludy da Garça com Tarefa da SS) nasceu em 1995 do criador Márcio de Rezende Andrade. “Desde bezerro ele se destacou. Quando nasceu o gerente da fazenda me avisou que havia nascido um macho excelente. Trinta dias depois eu fui até lá e tive certeza que era o melhor bezerro que já havia nascido na fazenda”, conta o selecionador. “O grande diferencial do Bitelo é a padronização que ele passa para o gado e a qualidade que passa para os seus filhos e filhas. As fêmeas filhas do Bitelo são excelentes mães.” – destacou Márcio.

Basco da SM

Foto: Chacara Naviraí

Basco da SM foi bi-campeão do ranking da ACNB, seus filhos conquistaram os grandes campeonatos macho e fêmea na Expozebu 2013. Bem caracterizado, do chanfro curto e largo, pelagem firme. Tem tamanho moderado, ótimos acabamento de carcaça e arqueamento de costelas. Imprime precocidade de abate e volume carcaça fora do comum a uma bezerrada sempre muito homogênea e ainda com cabeça pequena. Posterior convexo e musculoso, com bastante carne no entre pernas, um dos touros mais usados na raça em razão da qualidade da sua carcaça e pela opção de sangue.

Bigben da Santa Nice

Touro Big Ben da Santa Nice
Foto: apoiogenetica.com.br

Ícone da raça Nelore, touro Big Ben da Santa Nice comercializou mais de 270 mil doses de sêmen pela ABS Pecplan “A procura pelo sêmen do Big Ben foi muito grande porque suas progênies se destacavam muito em pista”, diz Gustavo Moralles Brito, gerente da ABS Pecplan. Não é para menos, o touro foi campeão da Expoinel em 1999, da Expozebu em 2000 e três vezes eleito o melhor reprodutor do ranking nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Kayak TE Mafra

touro-nelore-Kayak-TE-Mafra
Foto: Divulgação

Touro Kayak TE Mafra é destaque por fazer campeões. Kayak foi destaque desde muito jovem, pela sua forte caracterização racial e desempenho de ponderal, foi Grande Campeão da Expozebu 2014. Filho de Basco da SM, considerado o touro que revolucionou o Nelore por transmitir carcaça, musculatura e estrutura. Kayak transmite a sua progênie muita beleza racial, carcaça moderna e bem revestida, alto desempenho em ganho de peso, conciliado com uma boa avaliação genética, permitindo ser trabalhado nos principais acasalamentos da atualidade.

Jeru FIV do Brumado

Foto: Apoio Genética

Jeru FIV do Brumado confirmou seu potencial genético nas pistas e no campo. Filho de Bitelo SS em mãe Malika POI BR, representantes de uma das mais importantes famílias do cenário nacional. Touro que uniu em sua genealogia alta fertilidade, longevidade e habilidade materna. Animal de extrema beleza racial, ótima pigmentação, aprumos corretos, ossatura forte e carcaça invejável. Jeru tem mais de 10.100 filhos avaliados, tem genética de forte fertilidade, longevidade e alta habilidade maternal.


Nelore PO de prova / Nelore Provado

A primeira versão das avaliações genéticas nacionais das raças zebuínas foi publicada em 1984, como resultado do convênio entre ABCZ e Embrapa.

Anualmente, são incorporados novos animais e novas informações ao banco de dados geral do PMGZ. Até 2016, a base de dados geral do programa acumula mais de 13.500.000 de pesagens e participaram do processo de avaliação genética mais de 12.000.000 de animais das diferentes raças zebuínas.

Para a nossa lista de Nelore Provado abrimos uma excessão e trouxemos 6 touros Nelore “PO de prova”, pois segundo Marino, não podíamos deixar de mencionar REM USP e Armador, juntos. Segue lista:

Rambo da MN

Foto: Divulgação

Rambo da MN, da raça Nelore, foi grande destaque da linhagem Lemgruber, provado positivo nos cinco principais sumários da raça, o reprodutor se destacou como pai de fêmeas de alta habilidade maternal e contribuiu para a pecuária transmitindo muita musculatura. Imprimia ótima carcaça à progênie, com excelente precocidade de acabamento e muita musculatura. Rambo produziu mais de 45 mil doses de sêmen em toda sua vida produtiva.

Quark COL

Foto: Divulgação

Originário do plantel da Colonial Agropecuaria, era um reprodutor de capacidade genética provada, Quark foi líder e TOP em todos os sumários nacionais, além disso, com alto grau de confiabilidade concedido pelos mais de 200.000 filhos espalhados pelos rebanhos de Nelore do Brasil, onde contribuiu efetivamente para o melhoramento genético. Quark une todas as características importantes para o Melhoramento Genético, como habilidade materna, crescimento, rendimento de carcaça, fertilidade e precocidade sexual. Quark

CFM Backup: Símbolo da Pecuária moderna

Touro Backup
Foto: Divulgação

Um dos maiores touros da raça Nelore que o Brasil produziu, Backup é um símbolo da pecuária moderna. Recordista de produção de sêmen com quase 1 milhão de doses produzidas e comercializadas e mais de 450 mil produtos nascidos. O reprodutor também foi líder das avaliações genéticas nos diferentes sumários, tornando-se um ícone das provas. Backup foi o divisor de águas do Nelore moderno, sendo referência nas características econômicas de produção com eficiência. Além de todos os recordes atingidos, ele é considerado como o grande avô materno da atualidade. Suas filhas são de elevada habilidade materna e verdadeiras mães para as suas crias.

Marisco IZ

Marisco do IZ / Foto: CRV Lagoa

Marisco do IZ constrói legado mesmo após sua morte. Nascido em setembro de 1992, animal chegou a pesar 1140kg, o reprodutor foi um grande nome de expressão do trabalho de seleção do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho. São mais de 10 mil filhos avaliados no programa PAINT. Marisco teve mais de 200 mil doses comercializadas, entre sêmen convencional e sêmen sexado, Marisco é pai de grandes reprodutores, como Provador, PAINT Esteio, Hassan da S.Nice. Importante ressaltar que Marisco tinha seus índices avaliados em três programas de melhoramento genético: PAINT, ANCP e Embrapa/Geneplus.

REM USP

Touro Rem USP: em apenas dois anos, venda de sêmen rendeu quase R$ 700 mil

REM USP, nascido em 18/09/2009 é filho de REM Quisco x REM Regis). Além de líder e recordista absoluto da raça em volume de doses comercializadas (vendeu mais de 120 mil doses) apresenta progênie homogênea com rápido ganho de peso, precocidade sexual e musculatura evidente. Considerado ideal para fazer bezerros pesados e precoces, além de touros com alto valor genético. Musculatura, largura de carcaça, caracterização racial, temperamento dócil e progênie uniforme são algumas das características que REM USP transmite a seus descendentes. Em muitos rebanhos podemos também notar a fertilidade e precocidade de seus filhos. Os machos são excelentes produtores de sêmen e as fêmeas estão emprenhando cada vez mais novas.

REM Armador

REM Armador
Foto: Alta Genetics

REM Armador é um dos touros mais importante da raça na atualidade, fazendo as maiores médias dos principais leilões, além de ser o touro que mais coloca filhos em centrais. Alia biótipo com avaliação genética fortíssima. Armador chama atenção por apresentar boa caracterização e uma carcaça muito volumosa, sua linha de dorso é larga e seu posterior muito bem revestido.

Nelore CEIP / Nelore Produtivo

Os programas de melhoramento genético são uma ferramenta que auxilia os criadores a obter seu objetivo esperado, como o aumento da sua produtividade a partir da seleção de características de produção. O CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) foi criado pelos programas e outorgado pelo MAPA.

O primeiro programa de melhoramento genético aprovado pelo MAPA foi o da CFM, em 1980. Em seguida, vieram outros programas de melhoramento genético, como a DELTA GEN (1993), PAINT (1994), ANCP (1997), entre outros.

O CEIP é uma importante ferramenta para identificar no universo da pecuária nacional a superioridade de um animal. Cada programa segue uma linha de melhoramento genético, então vamos listar os 5 touros da raça Nelore que mais se destacaram nos últimos 30 anos no segmento CEIP, segue lista:

Kulal AJ

Foto: Apoio Genética

O Kulal AJ (1993), da Agropecuária Jacarezinho, é um reprodutor cuja história de sucesso na raça Nelore se alinha às avaliações genéticas implantadas aos rebanhos para a produção de carne no Brasil, ao longo dos anos superou a marca de 250 mil doses de sêmen. Com cerca de 21.455 filhos avaliados, Kulal sobressai-se extraordinariamente da média nas características de precocidade de terminação e musculosidade ao sobreano, perímetro escrotal ajustado para peso e idade, e ainda, idade ao primeiro parto.

Lítio AJ

litio-aj-agropecuaria-jacarezinho
Foto: Daniel Marinho

Lítio AJ foi um divisor de águas do Nelore Produtivo, um dos touros Nelore mais usados nos últimos tempos, espetáculo de carcaça e precocidade em seus filhos e filhas. Ele também foi o primeiro touro CEIP a receber o troféu Palheta de Ouro da CRV Lagoa, com 261 mil doses de sêmen produzidas e comercializadas. Tricampeão do Sumário Aliança, touro da Agropecuária Jacarezinho, uma das líderes do setor de produção de sêmen, inseminação artificial e seleção de bovinos geneticamente superiores.

CFM Diamante

Foto: Divulgação

Um dos mais expressivos reprodutores da Agropecuária CFM, CFM Diamante produziu mais de 150 mil doses de sêmen ao longo de sua vida. Touro provado, possui mais de 12 mil filhos avaliados no Sumário PAINT Consolidado de 2007. Entre os filhos mais ilustres de CFM Diamante estão CFM Liniers e CFM Orgulho. CFM Diamante é uma marca no segmento prova no Nelore, sendo líder para peso a desmama e conformação de carcaça, um grande progenitor de touros e matrizes.

CFM Liniers

Foto: CRV Lagoa

O touro Nelore CFM Liniers é filho de Diamante. cujos descendentes se destacam pela forte musculatura, grande ganho de peso e precocidade de acabamento. CFM Liniers era top 1%, em cinco características do Sumário CFM 2006, entre elas: ganho pós-desmama, onde é o número 1, peso ao sobreano, precocidade de acabamento e musculosidade. O touro comercializou mais de 150 mil doses de sêmen, agradava em aprumos, ossatura e aspectos raciais.

PAINT Nitro

Foto: CRV Lagoa

Nitro foi líder do sumário PAINT por três anos consecutivos, foi destaque absoluto para as características de GND, Pd, Md, Ud, GPD, Cs, Ps, Ms, Us e GNS, com impressionantes 3 desvios padrões acima da média de toda a população avaliada. Excepcional touro que deu continuidade ao trabalho de PAINT Impacto, em carcaça de biotipo muito produtivo. Ótimo padrão racial com equilíbrio, recebeu nota máxima nos itens Raça e Harmonia na sua avaliação de CEIP.

Brasil: Celeiro do mundo

Acreditamos ter agradado a todos os gostos. O progresso genético sempre será essencial para que a pecuária brasileira dê passos largos ao futuro, e se realmente nos tornarmos o celeiro do mundo, a Pecuária será essencial para esse título.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com