Lítio AJ: Divisor de águas do Nelore Produtivo

Lítio AJ: Divisor de águas do Nelore Produtivo

PARTILHAR
touro-nelore-litio-aj
Foto: CRV Lagoa

Um dos touros Nelore da nova fase do “Nelore Produtivo” mais usados nos últimos tempos, espetáculo de carcaça e precocidade em seus filhos e filhas.

Não é de hoje que falamos do Lítio AJ, ano passados nós fizemos um lista dos dez touros que mais se destacaram durante o ano, e o Lítio esteve presente entre eles. Muitos dizem que “O fruto não cai longe da árvore”, de fato, touro da Agropecuária Jacarezinho, uma das líderes do setor de produção de sêmen, inseminação artificial e seleção de bovinos geneticamente superiores. Suas propriedades estão localizadas nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Bahia, totalizando 125 mil hectares, um rebanho de 150 mil bovinos, isso os torna referência no Brasil em seleção de Nelore com CEIP. Outro touro da AJ que já falamos aqui é o Tannat AJ, impressiona pela beleza e característica racial.

avatar

“Com mais de 25 anos, a Agropecuária Jacarezinho ocupa lugar de destaque no mercado de genética Nelore, com fortes investimentos em novas tecnologias”.

 Ian David Hill

CEO da Agropecuária Jacarezinho 

litio-aj-agropecuaria-jacarezinho
Foto: Daniel Marinho

Líder de vários sumários ao longo dos anos, Lítio AJ foi o primeiro touro CEIP a receber o troféu Palheta de Ouro da CRV Lagoa. Tricampeão do Sumário Aliança com 261 mil doses de sêmen produzidas e comercializadas, entra em um grupo seleto de grandes raçadores que ultrapassaram essa marca.

“Lítio é um touro de extrema confiança em todas as avaliações, com mais de 10.000 filhos em mais de 100 rebanhos, sendo destaque em desempenho, precocidade e musculosidade. Seu elevado Retorno Maternal comprova o potencial de produção de suas filhas, que emprenham precocemente”, destaca Rodrigo Dias, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

Filho: 1758/13 Beatles AJ

Um dos filhos do Lítio que mais se parece com ele. Possui biótipo forte com musculatura e comprimento de peças em sua carcaça, sendo indicado para sistemas de cria, recria e engorda.

Touro Nelore 175813-Beatles-AJ
1758/13 Beatles AJ (Lítio AJ X Piapara AJ) / Foto: Alta Genetics

A ênfase em produzir um Nelore produtivo nos tempos de hoje é muito importante, um animal que possa levar o melhoramento ao pecuarista, onde se dá muito importância à fertilidade, ao ganho de peso e à habilidade materna, sem deixar de lado é claro, os aspectos raciais que fazem do Nelore uma raça incrível e ideal para o Brasil.

Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária

“Os reprodutores são os maiores responsáveis pelo progresso genético dentro de um rebanho. A escolha correta de um bom touro irá influenciar tanto no melhoramento genético como nos índices reprodutivos do rebanho. Entretanto, precisamos ficar atentos para qual sistema de produção aquele animal foi selecionado. “Um dica importante é nunca selecionar apenas para DEP de ganho de peso, pois assim estaremos colocando apenas desempenho no rebanho. Por isso, é importante sempre aliar as DEPs de ganho com as DEPs de área de olho de lombo (AOL), cobertura de gordura subcutânea (EGS), fertilidade, precocidade sexual e habilidade materna” Jerônimo Machado da J Machado.

Um bom reprodutor é de fundamental importância em qualquer projeto pecuário que vise lucratividade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.