Bitelo da SS: Granda raçador Nelore

Bitelo da SS: Granda raçador Nelore

PARTILHAR
touro nelore bitelo da ss
Foto: Alta Genetics

Touro Bitelo da SS está na história da Pecuária brasileira como um dos maiores reprodutores da raça Nelore, tem dezenas de filhos em coleta nas centrais.

Bitelo da SS (filho de Ludy da Garça com Tarefa da SS) nasceu em 24 de julho de 1995, na Fazenda São Sebastião, em Caarapó (MS), de propriedade do criador Márcio de Rezende Andrade. “Desde bezerro ele se destacou. Quando nasceu o gerente da fazenda me avisou que havia nascido um macho excelente. Trinta dias depois eu fui até lá e tive certeza que era o melhor bezerro que já havia nascido na fazenda”, conta o selecionador.

O animal produziu mais de 200 mil doses de sêmen durante sua carreira, hoje o sêmen é leiloado com valores acima de R$ 150,00 a dose e não é fácil de encontrar.

Bitelo transfere todo seu potencial genético para sua progênie, Seus descendentes começaram a se destacar nas pistas em 2004.

História do Bitelo da SS

Bitelo é pai dos recordistas mundiais de peso da raça Nelore aos 205, 365 e aos 550 dias (idade padrão de peso ponderal da ABCZ) e do Grande Campeão (JERU FIV DO BR.) e da Grande Campeã (CRISTAL DA SABIA) Expozebu 2004; a mais disputada exposição da raça Nelore.

Grande Campeão ExpoZebu 1998. Seus filhos se destacam nas pistas, por ele ter sido um touro de extraordinária em precocidade, acabamento de carcaça, estrutura física forte e muito bem caracterizado, ele consegue transferir essas características à sua progênie.

Pai de Grande Campeões e de Grande Campeãs Nacionais. Um dos reprodutores mais usados no rebanho nacional. Também é destaque com ótimas avaliações nos principais sumários, sempre em destaque nos bons animais principalmente na linhagem materna Bitelo assumiu a liderança do ranking de melhor Reprodutor da ACNB, no ano calendário 2006/2007. No ranking 2012/2013, Bitelo SS conquistou pela sexta vez o primeiro lugar.

Bitelo significa grande e o nome do touro surgiu da expressão usada pelo criador quando viu o bezerro pela primeira vez: “Que bitelo de bezerro!”.

Progênies do touro

genealogia do bitelo da ss
Fonte: Apoio Genética

Filho do chamado divisor de águas da raça nelore, Ludy de Garça, com a Tarefa da SS, nos primeiros anos de vida, Bitelo acumulou diversos títulos nas mais duras pistas da época, como Londrina, Presidente Prudente e Uberaba, e concorria com outro importante raçador, Enlevo da Morungaba. Em seguida iniciou a carreira de reprodutor em uma das principais centrais de inseminação do país, Alta Genetics.

O touro faleceu em Araçatuba, no dia 16 de janeiro de 2005, aos nove anos de idade. Passou sete anos em coleta, e em outubro do ano anterior (2004) atingiu a marca de 200 mil doses de sêmen produzidas, tornando-se o reprodutor mais jovem a alcançar esse desempenho.

Dois anos depois, Bitelo assumiu a liderança do ranking de melhor Reprodutor da ACNB, no ano calendário 2006/2007, desbancando o então campeão das pistas, Big Ben SN, e garantindo lugar ao lados dos maiores touros da raça nelore.

No rankingg 2009/2010, Bitelo SS conquistou pela quarta vez o primeiro lugar e este ano segue na dianteira, com 4 vezes mais pontos que o segundo colocado, Basco SM.

E quando perguntamos aos especialistas do setor por que os filhos do Bitelo se destacam tanto nas pistas, logo ouvimos que além de ter sido um touro de extraordinária precocidade, acabamento de carcaça, estrutura física forte e muito bem caracterizado, ele consegue transferir essas caractéristicas à sua progênie. Por isso, é o reprodutor com maior número de filhos em regime de coleta de sêmen.

Filhas do Bitelo da SS / Fonte: Apoio Genética

“O grande diferencial do Bitelo é a padronização que ele passa para o gado e a qualidade que passa para os seus filhos e filhas. As fêmeas filhas do Bitelo são excelentes mães.” (Márcio de Rezende Andrade)

“Normalmente as filhas superam as mães e os filhos são superiores aos pais. O Bitelo tem muitos filhos na central com mesmo padrão de produção. A maior importância é ele ser utilizado em boas matrizes, isso é muito importante no resultado da produção.” (Arnaldo Borges).

“Uma das grandes qualidades do Bitelo é que ele produz tanto machos quanto fêmeas de qualidade. Alguns touros produzem melhor macho ou fêmea e ele não, ele faz os dois com potencial de pista.” (Geraldo Carvalho).

Mais informações

  1. TOP 6% PMGZ 2016.
  2. Reservado Grande Campeão ExpoZebu 1998.
  3. Seus filhos se destacam nas pistas, por ele ter sido um touro de extraordinária em precocidade, acabamento de carcaça, estrutura física forte e muito bem caracterizado, ele consegue transferir essas características à sua progênie.
  4. Reprodutor que possui mais filhos em coleta de sêmen nas centrais.
  5. Pai de Grande Campeões e de Grande Campeãs Nacionais.
  6. Um dos reprodutores mais usados no rebanho nacional.
  7. Também é destaque com ótimas avaliações nos principais sumários, sempre em destaque nos bons animais principalmente na linhagem materna
  8. Bitelo assumiu a liderança do ranking de melhor Reprodutor da ACNB, no ano calendário 2006/2007. No ranking 2012/2013, Bitelo SS conquistou pela sexta vez o 1 lugar.

“O Bitelo é o principal represente da linhagem do Ludy. Como indivíduo, ele consegue uma combinação favorável da caracterização racial com as características econômicas importantes, como qualidade de carcaça, e ainda por cima, consegue transmitir isso para seus filhos, tanto para os machos quanto para as fêmeas.” (Cesar Brunetto)

Super Touros: Grandes raçadores que fizeram história

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.