PARTILHAR

Um dos maiores, se não o maior, touros da raça Nelore que o Brasil produziu, Backup é um símbolo da pecuária moderna vendeu mais de 1 milhão de doses de sêmen.

A história da raça Nelore pode ser contada por vários animais que marcaram o progresso genético no país, Backup sempre será lembrado como o divisor de águas para a pecuária moderna praticada nos dias de hoje, ele morreu com 15 anos, destaque absoluto da bateria Nelore da CRV Lagoa, recordista de produção de sêmen com quase 1 milhão de doses produzidas e mais de 450 mil filhos nascidos. Sozinho, ele movimentou uma receita bruta de pelo menos R$ 25 milhões em venda de sêmen.

O reprodutor foi líder das avaliações genéticas em vários sumários, tornando-se um ícone das provas. Proveniente do núcleo PO da seleção da Agro-Pecuária CFM, Backup tem linhagem paterna IZ e Golias e conta com mais de 25 mil filhos avaliados no Sumário PAINT Consolidado 2015. Por meio de testes de DNA, descobriram que Fajardo não era o verdadeiro pai de Backup que a paternidade foi questionada a empresa CRV Lagoa, empresa internacional que é proprietária do animal, veio a público dizer que realmente o touro não é filho de Fajardo e sim de Gabinete da IZ.

Backup era prepotente

Na linguagem genética bovina, isso é uma virtude. “Era um prepotente, ou seja, tinha a capacidade de imprimir muito de suas características aos descendentes, independentemente do rebanho ou da vaca escolhida”, gerente da CRV Lagoa, Caio Tristão.

Há vários animais postulantes ao título de novo grande raçador, recentemente fizemos uma pesquisa de quais seriam os 10 touros mais divulgados/falados no ano de 2018, e conseguimos uma lista com: Landau da Di Genio, Rem Caldonegro, 1713 Da Laçada, Rem Dheef, Lítio Aj, Rem Caballero, Rem Armador entre outros. Algumas perguntas surgem, quem será o sucessor de Backup? Quanto valeria Backup nos dias de hoje?

No site da CRV Lagoa não tem mais informações de doses de sêmen disponível, entretanto é possível que existe doses do animal à venda, mas terá que pagar uma pequena fortuna.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.