Touros de Central: Ormon da EAO é filho de Backup

Touros de Central: Ormon da EAO é filho de Backup

ormon-da-eao-nova
Foto: CRI Genética

Ormon da EAO, um reprodutor consistente da bateria de touros Nelore da CRI Genética.

Musculatura, com costelas profundas e arqueadas, excelente estrutura de membros, pigmentação firme e boa caracterização racial.

Ormon da EAO é considerado Touro Excelente no Índice EPMURAS. Além disso, tem destaque em todas as características avaliadas, tanto no programa da ANCP (TOP 1%), quanto da ABCZ (TOP 1%). O touro apresenta ainda a etiqueta Boi com Bula, da Brasilcomz. A etiqueta certifica que o animal zebuíno vem de um processo de seleção submetido à avaliação reprodutiva, genética e morfológica, sendo considerado, portanto, um indivíduo melhorador. Ormon da EAO atende a esses critérios e continua na CRI Genética, com sêmen disponível para comercialização em todo Brasil.

A seleção de Nelore da EAO, criatório de onde provém Ormon, tem como objetivo produzir reprodutores melhorados geneticamente, certificados e capazes de transmitir às suas progênies as características de precocidade sexual, musculosidade, acabamento e habilidade materna. Além disso, vem mostrando desenvoltura racial, com títulos conquistados nas mais importantes exposições do País. Esse conjunto de fatores faz da EAO uma das fornecedoras de genética Boi com Bula.

Sobre o EPMURAS

Os animais negociados passaram pela avaliação EPMURAS, metodologia desenvolvida por Koury e colaboradores, utilizada desde 2004 pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O EPMURAS é uma metodologia de avaliação visual funcional que descreve o bovino para características morfológicas de Estrutura Corporal (E), Precocidade (P), Musculosidade (M), Umbigo (U), Caracterização Racial (R), Aprumos (A), Sexualidade (S).

ormon-da-eao
Foto: Apoio Genética

Alguns pontos importantes do touro

  • Touro provado e mais vendido da bateria zebu 2014;
  • Touro excelente no índice EPMURAS;
  • Consistência do seu pai Backup com a genearca 1646. um expoente da linhagem Lemgruber;
  • Apresenta muita musculatura com costelas profundas e arqueadas, acompanhadas de excelente estrutura de membros, pigmentação firme e boa caracterização racial;
  • Destaque em todas as características avaliadas, tanto no programa da ANCP (TOP 1%), quanto na ABCZ (TOP 0,1%);
  • Pai do Reprodutor Campeão da última Prova de Ganho de Peso a Pasto, da Fazenda API/Bahia, e do 2º Teste de Performance API/CRV Lagoa, fornecidos pela ABCZ e CRV Lagoa.
genealogia-do-ormon-da-eao
Fonte: Apoio Genética

Recentemente Ormon da EAO, que é um dos líderes de venda da CRI, teve 50% de suas cotas comercializadas por R$231 mil em Julho de 2017 no leilão da EAO em Itagibá/BA. Touro provado que transmite biotipo precoce, padronização e docilidade, além de muito recomendado para produção de fêmeas.

Lembrando que ele é filho de Backup, olha só como ele se parece com o pai, grande raçador Nelore.

Touro Backup
Foto: Divulgação

Confira o touro neste vídeo

Confira também seus filhos e filhas

Fonte Compre Rural