Touro com pedigree Backup é destaque na bateria da Genex

Touro com pedigree Backup é destaque na bateria da Genex

PARTILHAR
Touro-Mutoni-COL-com-pedigree-Backup-e-destaque-na-bateria-da-Genex
Foto: Divulgação

Mutoni COL é filho do Ganges COL em vaca Backup, animal moderno do criatório da Colonial, apresenta volume de musculatura, linha de dorso plana e arqueamento de costela.

Nós já falamos de vários touros que vem melhoramento o rebanho bovino brasileiro, o progresso genético tem sido exaustivamente buscado em todos os cantos do Brasil. Um destaque da bateria da Genex é o Touro Mutoni COL (Ganges COL x Backup) de mais de 1 tonelada, o animal é da safra 12/13 da Colonial e tem sua genética disponível na central de inseminação Genex. Em 2018 o touro participou da vitrine de touros durante a Expogenética em Uberaba (MG), onde a central de inseminação proporcionou a promoção dos principais reprodutores da sua bateria.

“O touro Nelore Mutoni COL é um animal que chama atenção pela sua modernidade, apresenta volume de musculatura, linha de dorso plana, arqueamento de costela e é um animal próximo ao chão, preconizada para a raça Nelore atualmente. Pra quem trabalha com pecuária de ciclo curto e pensa em precocidade da raça é o biotipo ideal, Mutoni COL é TOP 0,1% para Idade ao primeiro parto (IPP), ganho de peso pós-desmama (GPD), conformação frigorífica à desmama (CFD), área de olho de lombo (AOL) e peso ao sobreano (PS) no índice do Geneplus/Embrapa, um animal que nos agradou bastante e temos usado em nosso rebanho” pecuarista no Tocantins, Cláudio Nunes Belelli.

Um ponto forte está em seu pedigree, ele tem o grande Backup em sua linhagem materna além do Ganges COL, um animal excelente para formar rebanho de fêmeas, têm ótima rusticidade para o modelo de pecuária brasileira que tem em sua maioria criação de gado a pasto. É um animal completo e equilibrado, tanto para os pecuaristas que querem fazer boas vendas de bezerros ao fim da safra como para manter as fêmeas para fazer reposição de suas matrizes.

“Muitos de nós, pecuaristas e criadores nos preocupamos com o peso à desmama, sendo uma forma de remunerar a curto prazo, mas isso pode tornar-se um grande perigo, porque a habilidade materna e produção de leite não tem relação direta com o peso da desmama, isso pode ser inversamente proporcional. Se não escolhermos os touros corretos para usar em nosso rebanho, com foco em habilidade materna e que tenha uma produção de leite satisfatória para alimentar sua cria, nós poderemos causar um problema de médio a longo prazo dentro da fazenda. Backup foi um dos melhores touros avaliados em produzir progênie com habilidade materna, produção de leite equilibrado para entregar um bezerro produtivo no final do ciclo” completou Belelli.

Para adquirir a genética do Mutoni COL e usar no seu rebanho é só acessar o site da Genex, clicando aqui, ou pelo telefone (16) 3362-3888.

Progênie Mutoni COL

progenie-touro-nelore-mutoni-col-1
Foto: Divulgação
progenie-touro-nelore-mutoni-col-1
Foto: Divulgação

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com