Backup já falecido, completou 1 mi de doses de sêmen

Backup já falecido, completou 1 mi de doses de sêmen

Touro Backup

O novo recorde do Backup, com a venda de 80 mil doses em apenas 10 dias, comprova, mais uma vez, o reconhecimento do mercado no valor da genética confiável deste raçador. Este resultado mostra que, no aniversário dos 15 anos, o maior presente foi para os 90 diferentes criadores que aproveitaram a oportunidade.touro backup

Esses números se somam às 850 mil doses anteriormente comercializadas por Backup, que, desta forma, caminha rumo ao recorde absoluto de 1 milhão de doses vendidas. O reprodutor também se mantém na liderança da avaliação genética nos diferentes sumários, tornando um ícone do Nelore.

Em sua carreira na CRV Lagoa, o touro Backup proporcionou aos criadores resultados eficazes. Esses resultados foram mensurados através da avaliação de suas progênies e demostrados nos sumários da raça Nelore. Para orientar o ganho obtido com a genética dos reprodutores, os sumários utilizam os índices de seleção. Nos sumários PMGZ e GENEPLUS, Backup é TOP 0,1% e no Sumário ANCP é TOP 0,5%, além de líder do Sumário PAINT Consolidado em seu primeiro ano com prova completa

Processo de retirada do sêmen

Backup é submetido à produção de sêmen duas vezes por semana. Ele produz 800 doses por vez. Os valores são à partir de R$ 60. A retirada do sêmen é feito 2 vezes por semana, ele é estimulado por uma vaca, entretanto, assim que monta na parceira, rapidamente os funcionários desviam o aparelho reprodutor para uma vagina artificial coletora.

DNA descobre verdadeiro pai de Backup, touro recordista em venda de sêmen

Por meio de testes de DNA, descobriram que Fajardo não era o verdadeiro pai de Backup que a paternidade foi questionada a empresa CRV Lagoa, empresa internacional que é proprietária do animal, veio a público dizer que realmente o touro não é filho de Fajardo e sim de Gabinete da IZ.

Gabinete da IZ
Gabinete da IZ

Fonte CRV Lagoa