Marisco do IZ constrói legado mesmo após sua morte

Marisco do IZ constrói legado mesmo após sua morte

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Genearca, touro Nelore Marisco do IZ morreu há 10 anos e deixou um grande legado de filhos que estão espalhados pelos maiores criatórios do Brasil.

Genearca da raça Nelore Marisco do IZ morreu em 2009. Nascido em setembro de 1992, animal chegou a pesar 1140kg, o reprodutor foi um grande nome de expressão do trabalho de seleção do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho. São mais de 10 mil filhos avaliados no programa PAINT, onde Marisco era deca 1 em três características no sumário de 2008.

Marisco teve mais de 200 mil doses produzidas e comercializadas, entre sêmen convencional e sêmen sexado, Marisco é pai de grandes reprodutores, como Provador, PAINT Esteio, Hassan da S.Nice e também é avô de 2689 de GL. Os netos mais famosos são Efeito da Di Genio, Paint Formoso e Playboy da Matinha. Importante ressaltar que Marisco tinha seus indíces avaliados em três programas de melhoramento genético: PAINT, ANCP e Embrapa/Geneplus.

Marisco do IZ / Foto: CRV Lagoa

Marisco do IZ nasceu no rebanho Nelore do Instituto de Zootecnia, Sertãozinho, SP, em 9/9/1992. Filho do touro Escaldado do IZ e meio irmão do touro Marel do IZ, foi o 4º melhor na prova de ganho em peso de 1993, e trabalhou nas estações de monta de 1995 e 1996, resultando em 30 progênies e 29 netos. Uma das progênies foi o touro Provador do IZ (nascido em 1995). Por parte das filhas, Uranito do IZ (nascido em 2000), neto de Marisco, trabalhou nas estações de monta de 2002 e 2003. Portanto, a família de Marisco do IZ teve grande influência no rebanho Nelore do IZ com vários touros e dezenas de matrizes, assim como no rebanho Nelore Nacional, uma vez que Marisco, Marel e Provador foram touros de Central de Inseminação com expressiva venda de sêmen – Informações cedidas pelo IZ.

“Marisco foi um dos grandes touros do IZ, por transmitir à sua progênie volume e comprimento de carcaça, costelas muito arqueadas e profundas. Rondel é filho de Marisco em vaca Polonês, uma união de muitas qualidades, como desempenho, conformação, habilidade materna e reprodução” – Luís Amadeu Cardoso, técnico do programa Geneplus Embrapa.

Com mais de 200 mil doses produzidas e comercializadas, entre sêmen convencional e sêmen sexado,

Com esse currículo é fácil concluir que Marisco teve e ainda tem uma grande importância nos programas de melhoramento genético bovino do Brasil. Outra prova importante do seu sucesso, é o seu uso em larga escala no rebanho da Genética Aditiva, vários touros que são filhos, netos ou bisnetos de Marisco estão em centrais de inseminação, provando sua importância e relevância na base genética da Genética Aditiva.

“O Marisco foi um touro muito importante, não só para base genética da Genética Aditiva, mas para muitos criatórios do Brasil, um touro que sempre imprimiu muita carcaça. Nós fizemos grandes descendentes deste touro, o grande destaque fica para o REM DHEEF, um dos touros mais valorizados do mercado, que vem vendendo muito sêmen e tem na sua genealogia paterna o Marisco. Marisco do IZ somou muito para a Pecuária Brasileira e contribuiu para a força do Instituto de Zootecnia (IZ) fazendo grandes touros de genética superior” disse Flávio Sandim, zootecnista e Gerente de Pecuária da Genética Aditiva.

rem dheef da genetica aditiva
REM Dheef / Foto: Alta Genetics

Outro criatório que vem usando em sua base genética o Marisco do IZ é a Fazenda Santa Nice, um dos criatórios Nelore de maior destaque da atualidade produzindo touros que aliam raça e números muito positivos. Abaixo um exemplo do que estamos falando, Locs da Santa Nice, onde Marisco encontra-se presente da genealogia.

Através do site da CRV Lagoa, que disponibilizava a genética do touro, não há mais sêmen disponível, é possível que você encontre através de leilões ou criadores.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.