PARTILHAR

A grande pergunta do Wignez Henrique: Já cruzei Angus com vacada Nelore. Queria colocar uma terceira raça. Qual raça seria indicado?

Acompanhe a matéria sobre cruzamento, do Cross Breeding, com a resposta do especialista Alexandre Zadra. Veja também a matéria sobre a diferença entre o Nelore e utilização do Gado Cruzado.

Zadra: Antes de tudo não posso deixar de recomendar o uso das fêmeas de cruzamento. Na falta de fêmea na pecuária, devemos sempre que possível optar pelo sistema rotacionado de cruzamento, sempre gerando fêmeas adaptadas e precoces para repor as vacas descarte.

Mas vamos lá:

  1. Terminal com 3 raças com recria caprichada(no mínimo rotacionado) com suplementação e engorda no confinamento

Objetivo: Abate como precoce normal (de 20 a 24 meses):

1ª Opção – Bonsmara

Vantagens

Heterose de 100% aliando certa adaptabilidade e metabolismo mediano a fim de responder bem numa dieta concentrada. Carne ultra macia para atender algum programa de carne de qualidade.

Abaixo animais tricross (Bosnmara x ½ Angus)

Foto Arquivo do Autor
Foto Arquivo do Autor

2ª Opção – Braford, Canchim

Vantagens

Mantem um certo nível de heterose, fazendo bois um pouco maiores que os animais tricross Bonsmaras, com a mesma adaptabilidade e metabolismo. (Precoce)

Abaixo animais tricross (Braford x ½ Angus)

Foto Arquivo do Autor

Abaixo animais Tricross Canchim x ½ Angus

Vantagens

Maior complementariedade, mantendo certa adaptabilidade para sistemas de suplementação na recria e dieta concentrada na engorda. (Precoce)

Esse tricross possibilita ainda a engorda depois da desmama numa dieta de alto grão, fazendo o superprecoce com menor esforço que o tricross Braford.

Foto Arquivo do Autor

2. Terminal com 3 raças sem recria com engorda no confinamento por 120 dias.

Objetivo – abate como superprecoce (zero dente)):

1ª Opção – Simental Preto

Vantagens

Produzir animais de altíssimo metabolismo, onde o Simental, por ser maior que o Britanico, terá uma complementariedade muito interessante.

Desvantagem

Não permite a recria a pasto sem suplementação.

Abaixo animais tricross (Simental x ½ Angus ou Simental x ½ Hereford)

Foto Arquivo do Autor

Caso pretenda segurar as filhas para reposição de matrizes ou para aumentar rebanho (o que acho muito racional nesse momento da pecuária), utilize o Caracu no inicio da estação de monta, fazendo o cruzamento terminal nas piores fêmeas ½ Angus.

Novilha Tricross Caracu x ½ Angus

Vantagens

Adaptabilidade extrema com machos pesados e fêmeas com boa precocidade e ótima habilidade materna.

Foto Arquivo do Autor

Fonte: Cross Breeding

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

4 COMENTÁRIOS