Agricultura: Como torná-la sustentável e lucrativa

Agricultura: Como torná-la sustentável e lucrativa

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Melhorar o seu negócio rural deixou de ser uma opção, até porque os atributos de sustentabilidade são hoje fatores de competitividade

A agricultura está enfrentando um desafio muito grande nos dias de hoje. É preciso produzir mais do que antes, aumentar o lucro, ao mesmo tempo que temos de torná-la mais sustentável. A preocupação com o meio ambiente é crescente, e com muitos motivos para isso. As mudanças climáticas existem e temos de reverter esta tendência se quisermos um planeta em que possamos viver.

Sem dúvida, a agricultura é um setor que tem de mudar rapidamente para respeitar os limites ecológicos, mas também garantindo a eficiência e a produtividade. Mas como conseguir tudo isso? Mudando a forma como se produzir. É preciso que os produtores adaptem a forma de produção às novas exigências que os problemas climáticos trouxeram.

E é isso que veremos aqui!

Por que investir na sustentabilidade da agricultura?

A preocupação com a sustentabilidade do planeta é crescente e existe, cada vez mais, uma necessidade de fazer cumprir certas regras para que os problemas ambientais terminem. De tal forma que decisores políticos, financiadores e consumidores têm em conta a origem dos produtos antes de comprá-los, garantindo que são produções sustentáveis.

Portanto, melhorar o seu agronegócio deixou de ser uma opção, até porque os atributos de sustentabilidade são hoje fatores de competitividade.

Especialmente para os produtores que têm em vista o mercado externo, muitos mercados têm esses requisitos obrigatórios, não só para a entrada dos produtos, mas também para a sua permanência nos mercados.

Como tornar a agricultura sustentável e mais produtiva?

Para que a agricultura se torne mais sustentável e, ao mesmo tempo, mais produtiva, é preciso otimizar as práticas agrícolas. Existe um aumento crescente da procura de produtos agrícolas, mas temos de oferecer uma maior quantidade de produtos usando menos recursos (como água, por exemplo) e sem uso de agrotóxicos.

Um dos maiores problemas está no desperdício de alimentos. Para ter uma ideia, cerca de um terço daquilo que é produzido se perde ao longo da cadeia de distribuição. Além de gerar perdas financeiras, tem também um custo ambiental associado.

Nós sabemos que a produção de alimentos é suficiente para alimentar todo o mundo. No entanto, o que assistimos, é que esses alimentos não chegam onde as pessoas precisam deles. Por isso, o desperdício alimentar é um dos primeiros pontos que devem ser corrigidos.

Para tornarmos a agricultura sustentável, é preciso também combater o uso excessivo do solo (deixando-o pobre e sem nutrientes, incapazes de gerar novos frutos), o uso de químicos e a quantidade de água usada.

Como a tecnologia veio ajudar a agricultura a se tornar mais sustentável

Os avanços da tecnologia vieram ajudar, e muito, a tornar a agricultura sustentável. Hoje os produtores conseguem produzir usando menos recursos naturais, com menos agrotóxicos, e sem prejuízo na produtividade. Antes pelo contrário, a tecnologia veio permitir que os produtores conseguissem produzir ainda mais do que antes.

Vejamos algumas dessas tecnologias que podem mudar a produção agrícola, aumentando a produtividade e tornando-a mais sustentável.

  • Sistemas de monitoração de água e das necessidades do plantio
  • Sistemas de monitoração da qualidade da água no plantio
  • Tecnologia para aproveitamento de águas drenadas e poluídas
  • Sistemas de captação e armazenagem de água de chuvas
  • Sistemas de recirculação de águas

Além dos recursos hídricos, a agricultura também tem de ter em consideração o uso da energia. A eletricidade e os combustíveis que são usados nas máquinas usadas nos campos, assim como aqueles que são usados na conservação e distribuição dos produtos. Estes recursos, não só são poluentes, como também acarretam um custo muito elevado.

Ao reduzirmos a eletricidade gasta neste processo, vamos tornar a agricultura mais sustentável, mas também mais lucrativa, pois teremos menos custos.

Sendo assim, torna-se essencial controlar os consumos de energia, mas também desenvolver estratégias que possam aumentar a eficiência energética e, quando possível, tomar medidas para se tornar autossuficiente no que diz respeito à energia.

Os profissionais certos para tornar a agricultura sustentável

É verdade que temos de mudar a forma como produzimos, mas sem os profissionais certos se torna uma tarefa quase impossível.

Como a necessidade de tornar todo o planeta mais sustentável e saudável é muito grande, vários países se têm esforçado para recrutar profissionais especializados em agricultura sustentável e no desenvolvimento rural.

Falamos de pessoas formadas em Ciências Agrícolas, Ecologia, Gestão de Resíduos, Gestão Ambiental, entre outras formações similares. Estes profissionais têm conhecimentos que permitem que as produções se tornem bem mais sustentáveis, ao mesmo tempo que se tornam realmente competitivas no mercado global.

Um profissional especializado em Gestão Ambiental, por exemplo, é capaz de fazer um melhor aproveitamento do espaço e dos recursos naturais e, assim, evitar o desperdício e tornar a produção mais sustentável e amiga do ambiente.

Contratando estes profissionais, não só está colocando sua empresa mais competitiva, como está ajudando toda a sociedade, contribuindo para reverter o quadro de destruição planetária em que vivemos atualmente.

Concluindo

O mundo está enfrentando um grande desafio no que diz respeito ao meio ambiente. Não é um desafio que esteja somente associado à agricultura, mas a todos os setores de produção e ao próprio estilo de vida das pessoas em geral.

No entanto, existem passos que foram dados para reverter o quadro das mudanças climáticas que, caso não se consiga fazê-lo em tempo recorde, poderá colocar em causa a nossa sobrevivência no nosso planeta.

Na agricultura, os avanços tecnológicos permitem reduzir os gastos com os recursos naturais (água e energia), assim como reduzir o uso de agrotóxicos que poluem águas e solos.

Para que esse trabalho seja feito, existem profissionais especializados em agricultura sustentável, os quais garantem que todos os esforços são feitos para tornar a prática da agricultura mais sustentável, mas também mais produtiva e competitiva no mercado global. Esse é um esforço que estamos fazendo agora, mas que poderá dar muitos frutos no futuro, tornando o nosso mundo melhor e mais saudável.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.