Agroconsult: Abates de bovinos devem subir 9,6% em 2017

Agroconsult: Abates de bovinos devem subir 9,6% em 2017

SimAngus no cocho
Foto: Divulgação

A consultoria Agroconsult espera que os abates de bovinos aumentem 9,6% em 2017, na comparação com 2016, somando 40,4 milhões de cabeças, segundo informações divulgadas na coletiva de imprensa do Rally da Pecuária na terça-feira (25).

Apesar do aumento nos abates, a oferta de animais continuará alta. Cerca de 3,5 milhões de cabeças de um total de 6 milhões do estoque excedente de animais deverão ser abatidas, segundo as projeções da consultoria divulgadas em nota.

Com a oferta maior que os abates, os preços médios do boi gordo poderão ser entre 7% e 10% inferiores aos praticados em 2016, segundo a consultoria.

“Esperamos aumento no número de animais terminados em confinamento e, principalmente, na quantidade de animais terminados com suplementação intensiva a pasto”, disse o sócio da Agroconsult e coordenador do Rally da Pecuária, Maurício Palma Nogueira.

A produtividade dos produtores entrevistados pelo Rally da Pecuária tem aumentado 7,2% ao ano, enquanto a produtividade média da pecuária brasileira cresceu 1,1% ao ano entre 2011 e 2016, segundo o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa.

“Pelos nossos cálculos, com a produtividade média da pecuária nacional, o preço da arroba deveria ser 2,3 vezes mais alto para que a rentabilidade se equiparasse à esperada em fazendas com a produtividade média obtida pelo público do Rally da Pecuária”, disse Nogueira.

A Agroconsult é a organizadora do Rally da Pecuária, expedição que visita 11 estados e que, neste ano, ocorrerá entre os dia 8 de maio e 18 de agosto no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre. O Rally da Pecuária irá percorrer 70 mil quilômetros e realizar 12 eventos para produtores e profissionais do setor.

Fonte: CarneTec