ALERTA: INMET emite aviso de ventos de até 100 km/h e chuvas intensas no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação entre o fluxo de umidade vindo do oceano e a formação de um cavado — sistema atmosférico que favorece a instabilidade — no litoral baiano, deve manter o cenário de tempo chuvoso até pelo menos a próxima quinta-feira (8)

O tempo segue instável na Bahia nesta terça-feira (6), com previsão de chuvas intensas em grande parte do território. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação entre o fluxo de umidade vindo do oceano e a formação de um cavado — sistema atmosférico que favorece a instabilidade — no litoral baiano, deve manter o cenário de tempo chuvoso até pelo menos a próxima quinta-feira (8).

Diante das condições, o Inmet emitiu um alerta laranja para áreas do nordeste e centro-norte baiano, incluindo a capital Salvador e sua região metropolitana. A previsão indica acumulados de precipitação entre 50 mm e 100 mm em um único dia, com rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h.

Os riscos associados incluem queda de árvores e galhos, interrupção no fornecimento de energia, alagamentos e descargas elétricas. Há pontos, como o litoral nordeste e o Recôncavo, onde os volumes podem ultrapassar os 100 mm.

As chuvas volumosas já vêm afetando o estado desde a semana passada. Entre a manhã de segunda-feira (5) e às 8h desta terça, Salvador registrou 61,6 mm de chuva, enquanto Cruz das Almas teve um acumulado de 51,6 mm no mesmo período.

Alertas de chuva no Brasil — Foto: Inmet

Regiões como o sul, centro-sul da Bahia, e partes do leste e sertão de Sergipe e Alagoas também estão em atenção, embora com menor grau de severidade em comparação com as áreas sob alerta laranja.

No extremo sul do Brasil, o Rio Grande do Sul também enfrenta previsão de tempo severo. Municípios nas regiões da Campanha, Missões e na divisa com o Uruguai estão sob risco de temporais a partir desta terça-feira. Estima-se que os volumes fiquem entre 30 mm e 50 mm, mas devem aumentar nos próximos dias.

Essa intensificação é causada por uma massa de ar quente e úmida em interação com ventos nos altos níveis da atmosfera e a chegada de uma frente fria, o que deve intensificar os temporais entre os dias 8 e 9 de maio.

O Inmet já emitiu novo alerta laranja para quarta-feira (7), prevendo chuvas entre 30 mm e 100 mm, com ventos fortes — de até 100 km/h — e risco de granizo, especialmente no sudoeste, noroeste e centro-oeste gaúcho.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM