Alerta para temporais neste fim de semana, veja onde!

Alerta para temporais neste fim de semana, veja onde!

PARTILHAR
chuva no campo
Foto: Divulgação

Enquanto isso, no Sul, o frio avança com geadas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina e até chance de neve na serra; Veja onde serão os temporais!

Já choveu de forma significativa em parte do Sul, mas a Somar Meteorologia alerta que vem mais água pela frente. No sábado, 27, a frente fria vai estar entre o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, mas é no Paraná, sudeste do Mato Grosso do Sul e São Paulo que ocorreram as chuvas mais volumosas, principalmente no início do dia. O tempo também fica mais fechado nessas áreas. No leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, há potencial para chuva fraca.

O frio também chegou com tudo à região Sul, que registrou temperaturas negativas nesta sexta-feira, 26. A temperatura caiu 15 ºC de um dia para o outro e a mínima em Quaraí (RS) foi de apenas 0,5 ºC no início do dia.

Agora, há potencial para a ocorrência de neve nas cidades de São Joaquim (SC), Urupema (SC) e Cambará do Sul (RS), por conta dos ventos que sopram de sul e transportam umidade oceânica e bastante ar frio na próxima madrugada.

O tempo segue firme, com temperaturas bem baixas no restante do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com potencial para geada em algumas áreas. “O frio avança pelo Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, sem pegar as culturas vulneráveis, apenas pastagens”, diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Tempo seco também na faixa desde Rondônia até o oeste da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Na faixa leste nordestina, as pancadas de chuva persistem e áreas de instabilidades provocam chuva volumosa no Rio Grande do Norte. No extremo norte da região também segue chovendo, assim como desde o Norte do Amazonas até a região de Belém (PA).

Atenção para os ventos acima de 80 km/h no litoral paulista e serra fluminense. A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca marítima entre Ilha Grande (RJ) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas que podem chegar aos 2,5 metros, válido até a noite deste sábado.

No domingo, 28, o potencial para temporais diminui no Paraná e São Paulo, mas acumulados significativos de chuva ainda podem ocorrer no leste de São Paulo, onde o tempo também fica mais fechado. A frente fria já estará mais afastada em direção ao oceano, mas ainda provoca chuva fraca no Sudeste, no litoral do Espírito Santo.

No Sul do país, o tempo firme predomina, com temperaturas mais baixas, típicas desta época do ano. Ainda não se descarta a chance para a ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense.

Centro-Oeste ainda com pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, mas tempo seco nas demais áreas.

No norte do país a chuva mais volumosa ocorre no leste do Amazonas, com potencial para temporais na região de Manaus (AM). No interior nordestino o tempo firme.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.