Alerta: Produtor de leite precisa ter cautela

Alerta: Produtor de leite precisa ter cautela

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O alerta é feito pelo presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang. Confira!

“Com o preço do litro do leite valorizado, batendo recordes nominais nos mais diversos índices medidos por instituições, o produtor precisa aliar esta euforia com muita cautela”. O alerta é feito pelo presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang.

De acordo com Tang, antes de pensar em ações de melhorias, os produtores também devem considerar os efeitos na cadeia produtiva causados pela estiagem no início do ano.

“É preciso investir com muita cautela. A prioridade deve ser a alimentação do nosso gado uma vez que tivemos a estiagem, otimizar as pastagens e ver se não precisamos comprar insumos para substituir esta silagem que foi pouca”, destaca.

Ainda segundo o dirigente, enquanto se pagar mais pelo quilo da ração do que se recebe pelo litro de leite, o produtor está a perigo na propriedade.

Dados do Cepea mostram que o preço do leite captado em julho e pago ao produtor em agosto registrou alta de 10,5% frente ao mês anterior, atingindo R$ 1,94 na Média Brasil líquida, novo recorde real da série histórica do estudo. Desde o início de 2020, o preço do leite no campo apresenta alta acumulada real de 42,9% na Média Brasil. 

Com informações do Canal Rural.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com