
A expressiva valorização cambial na semana passada aqueceu a demanda externa pela soja brasileira, o que elevou a liquidez doméstica.
Os preços da soja em grão subiram significativamente nos últimos dias, preocupando representantes de indústrias quanto ao abastecimento da matéria-prima no segundo semestre – grande parte das unidades tem estoques apenas para curto prazo.
Segundo pesquisadores do Cepea, a expressiva valorização cambial na semana passada aqueceu a demanda externa pela soja brasileira, o que elevou a liquidez doméstica. Esse cenário, atrelado ao baixo excedente interno, impulsionou os preços da soja no Brasil.
No início da pandemia de covid-19 no Brasil, agentes estavam incertos quanto ao consumo de farelo e óleo de soja. No entanto, as procuras doméstica e externa continuaram firmes, especialmente por farelo de soja.
- Cavalo Crioulo movimenta mais de R$ 14,5 milhões em animais na Expointer
- Método inédito de cálculo da calagem pode elevar em até 50% a produtividade do milho
- ALERTA: Ciclone traz chuva de 60mm e ventos de 70 km/h; veja a previsão do tempo da semana
- Herdeira aposta em tecnologia para reposicionar o cacau no Oeste da Bahia
- Verme no gado: por que a vermifugação errada trava o ganho de peso
Agora, com o câmbio ainda elevado, indústrias, principalmente as do Sudeste do Brasil, preferem exportar o derivado ao invés de vendê-lo no mercado interno, fazendo com que uma parte dos consumidores brasileiros de farelo tenha dificuldades em se abastecer.
Fonte: Cepea