ANCP e USP estão de olho na qualidade ‘fora do padrão’ das F1 Nelore Angus

Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) participa de projeto que avalia qualidade de carne de animais F1 Nelore Angus

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) participa de um projeto que avalia a qualidade de carnes de animais F1 Nelore Angus, conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Associação Brasileira de Angus, @Tech Tecnologia para Agropecuária, VPJ Alimentos, entre outros.

Intitulado “Influência do biotipo maternal e do touro sobre o desempenho, produtividade e qualidade da carne de progênies F1 Angus x Nelore para a produção de carne com alto valor agregado”, o estudo tem o objetivo de avaliar progênies de touros e o impacto da matriz Nelore na geração de animais F1 Nelore Angus para produção de carne de qualidade.

Liderado pela pesquisadora associada da ANCP e professora do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, Angélica Pereira, e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ANCP e professor da UNESP, Fernando Baldi, o projeto está em desenvolvimento no Laboratório de Pesquisa em Gado de Corte (LPGC) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP).

Segundo a docente, trata-se de um projeto inovador que permitirá a geração de informações relevantes para a produção de carne de qualidade, desde o período que se obtém o sêmen, passando pela avaliação do perfil maternal, a recria dessas progênies, o ponto ótimo de negociação ao abate, o processamento das carcaças e a qualidade da carne de forma geral, além da rastreabilidade de toda a cadeia e sua valorização.

A pesquisadora ressalta que, do ponto de vista técnico, o projeto é importante para a geração de informações para o mercado e também para os criadores associados da ANCP. “Nosso objetivo é combinar e processar todas as ferramentas – nutricionais, de manejo e de genética -, visando a obtenção de produtos cárneos diferenciados e com maior valor agregado no nosso mercado de carnes”, finaliza.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM