Aos 103 anos, ‘vovó do agro’ tem 1,5 milhão de visualizações

Selvina Gomes vive com a família na zona rural, em Porto Alegre, interior do Tocantins. Vídeo que mostra idosa plantando muda de laranja chegou a 1,5 milhão em perfil do Instagram.

É mostrando a vida simples na chácara Vargem Grande, em Porto Alegre, no interior do Tocantins, que uma idosa, de 103 anos, tem conquistado milhões de internautas. Selvina Gomes é cercada pelo amor da família e pelas câmeras dos netos, que captam a rotina cheia de significado. Um dos vídeos publicados nas redes sociais, que mostra a matriarca plantando uma muda de laranja, conquistou mais de 1,5 milhão de visualizações, no perfil Agro do Brasil, no Instagram.

A alegria e a energia da idosa, que nasceu em 1918, chamam a atenção dos moradores da cidade e agora de outras pessoas espalhadas pelo Brasil e até fora do país. O neto Ackson David conta que tem recebido mensagens de pessoas da Argentina, Chile e do Panamá, admirados com a leveza em que Selvina vive a vida.

Considerada uma das moradoras mais antigas da cidade, ela se mudou para a chácara após a pandemia. Lá, ela é bem cuidada pela família. A rotina começa por volta das 9h. A idosa acorda, toma banho, escolhe a roupa que vai vestir e faz passeios pela propriedade. Depois, degusta uma boa comida caseira e, no período da tarde, não abre mão de assistir aos telejornais e novelas de época.

“Ela é muito lúcida, gosta de brincar, de dançar, de contar sobre os anos de juventude e sobre a chegada dela ao Tocantins. Gosta das novelas da Globo, sabe a hora que elas vão passar na TV, assiste jornais e tem admiração pelo Luciano Huck, a Fátima Bernardes”, contou Ackson sorrindo.

Mas, a rotina vai além da programação televisiva. Quando a família está plantando ou trabalhando na roça, ela fica por perto e gosta de participar. Foi em um desses momentos que Ackson gravou a avó plantando uma muda, sem nem saber que o vídeo teria tanta repercussão.

“Minha irmã e o marido estavam plantando muda de laranja e coco e ela estava por perto, olhando e querendo participar. Minha irmã, então, resolveu deixá-la plantar uma muda e começou a firmar, ela gosta e pede para participar. Também gosta de ser filmada”.

Vovó Selvina Gomes tem 103 anos — Foto: Arquivo Pessoal
Vovó influencer faz sucesso nas redes sociais mostrando rotina em fazenda — Foto: Arquivo Pessoal
Vovó influencer, de 103 anos, chama atenção com vídeos feitos na roça — Foto: Arquivo Pessoal

Outros vídeos da ‘vovó influencer’ dançando, descascando pequi e aproveitando a vida simples na fazenda têm feito sucesso.

“Acho que os vídeos chamam a atenção pela questão da idade, da disposição, ela é muito humana, muito ativa, inteligente, ela faz sucesso onde passa. Ela gosta do natural, da comida raiz, do pequi, recentemente eu gravei ela fazendo uma mistura com o óleo do pequi, que nós usamos na região como remédio medicinal. Ela também gosta de comer cuscuz, dançar, ouvir Roberto Carlos”.

A chácara, onde a vovó Selvina vive, é pequena. Tem uma casa, vegetação nativa do cerrado, árvores frutíferas, hortas, animais e um pôr-do-sol encantador. Ackson conta que é tudo muito simples, mas que guarda boas histórias.

Vídeo de Selvina alcançou mais de 1,4 milhão de visualizações em um perfil no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Confira o vídeo que viralizou:

Ele, inclusive, resolveu fazer um perfil da chácara no Instagram para criar memórias dos momentos com a avó, os sobrinhos e toda a família. É através dessa rede social que a idosa está ficando cada vez mais conhecida. Os vídeos também servem para que outros parentes, que vivem em outros estados, tenham contato com a matriarca da família.

Nessa pandemia, a vovó está rodeada de carinho e cautela. Familiares que queiram visitá-la tomam os cuidados necessários e evitam contatos muito próximos.

Selvina foi a primeira a tomar a vacina contra a Covid-19 na cidade de Porto Alegre. Enquanto a pandemia não acaba, ela segue feliz, levando alegria para internautas de vários lugares e torcendo para tudo isso passar. A vontade dela é de rever toda a família, presencialmente.

Chácara Vargem Grande, em Porto Alegre, onde a família da Selvina Gomes mora — Foto: Arquivo Pessoal
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM