Aplicativo Girolando é lançado, confira agora!

O app permite acessar de forma rápida e segura os dados do Sumário 2021 da raça, com os resultados do Teste de Progênie dos Touros e os resultados de reprodutores e vacas provados.

O App-Girolando, que pode ser baixado em dispositivos móveis por meio do Play Store, por enquanto apenas para aparelhos com sistema Android, foi lançado durante o Encontro Virtual da Raça Girolando, ocorrido entre os dias 13 e 15 de julho.

Em breve será disponibilizado também para versão IOS. O aplicativo permite acessar de forma rápida e segura os dados do Sumário 2021 da raça, com os resultados do Teste de Progênie dos Touros e os resultados de reprodutores e vacas provados. Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa gado de Leite, participou do lançamento durante o evento, que também fez uma homenagem ao pesquisador Ari Ferreira de Freitas, falecido este ano, que foi um dos pioneiros do programa de melhoramento genético brasileiro.

Desenvolvido em uma parceria entre a Embrapa e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o aplicativo também possibilita ter acesso a cursos, serviços laboratoriais e o “fale conosco” da Embrapa Gado de Leite, além de informações atualizadas sobre mercado do leite e insumos, melhoramento animal, forrageiras, entre outras soluções tecnológicas para o pecuarista.

De acordo com o pesquisador Marcos Vinícius Barbosa da Silva, da Embrapa Gado de Leite, com o aplicativo é possível escolher o animal apenas por raça, pela característica de produção de leite, idade ao primeiro parto, por acurácia ou por todas essas informações combinadas. “O criador ainda pode ler e compartilhar os certificados por WhatsApp, SMS e e‑mail”, complementou.

O evento virtual que marcou o lançamento da novidade, também apresentou os sumários de touros e vacas de 2021. Pela primeira, a publicação traz o Índice de Longevidade do Girolando (ILG), referente ao tempo em que a vaca permanece no rebanho, evitando o seu descarte involuntário. Com esse novo índice, será possível selecionar um touro cujas filhas tenham maior taxa de permanência no rebanho, o que pode reduzir os gastos com a recria e aumentar os lucros da atividade.

“Quando a longevidade é aumentada, abre-se a oportunidade para o maior descarte de vacas menos produtivas, gerando impacto positivo na lucratividade da atividade leiteira, em virtude da redução dos custos de reposição e do aumento da produtividade por animal, que é obtido em sua maturidade”, explica o pesquisador.

O Sumário de Vacas 2021 traz as Top 1000 para cada uma das diferentes composições raciais do Girolando. Uma novidade deste ano é a divulgação dos valores genômicos e genéticos para as características de intervalo de parto e idade ao primeiro parto na avaliação de vacas Girolando, classificadas de acordo com a composição racial. “Isso facilitará a escolha das vacas doadoras para a produção de touros jovens”, afirmou Marcos Vinícius.

Principais Características

Responsável por 80% do leite produzido no Brasil, a raça Girolando tem como diferenciais a alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

As fêmeas Girolando possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos, como a capacidade e suporte de úbere, tamanho de tetas, pigmentação, capacidade termorreguladora, aprumos e pés fortes, conversão alimentar, eficiência reprodutiva. Essas são características que garantem maior produtividade e menor custo de produção, melhorando a rentabilidade do negócio.

Eficiência Reprodutiva

Este é um dos pontos fortes da raça, pois se adapta muito rapidamente às condições que é submetida.

A conformação anatômica do aparelho reprodutivo das matrizes Girolando é perfeita, corrigindo até os problemas que são notados nas raças puras. Tanto novilhas como vacas, possuem baixos índices de problemas de parto e retenção de placenta.

Atualmente, a idade média ao primeiro parto é por volta de 33 meses (com a idade mínima de 17 meses e a máxima de 53 meses).

Nos machos Girolando, a temperatura do corpo está intimamente relacionada com a regulação da temperatura da bolsa escrotal (descida e subida), proporcionando, assim, uma maior produção de espermatozoides viáveis.

Produção Leiteira

Graças aos constantes investimentos em melhoramento genético feito pelos criadores, as vacas Girolando vêm registrando um crescente aumento na produção de leite. Considerando a produção de leite em até 305 dias, em 2000 a produção alcançava 3.695 kg, já em 2019 foi de 5.671 kg. Isto representa um aumento de 53% no período de 18 anos.

O pico de produção de leite chega até os 8 anos, e produz satisfatoriamente até aos 15 anos de idade.

Habilidade Materna

Os bezerros Girolando possuem grande velocidade de crescimento, atribuídos à habilidade materna, à herança genética, à rusticidade e à precocidade. Apresentam boa saúde desde o nascimento, fator crucial para o sucesso da criação. A docilidade do Girolando também deve ser destacada, o que facilita no manejo dos animais, chamado de “temperamento leiteiro”.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM