Aposta em novo cruzamento vai gerar terneiros de ponta

Aposta em novo cruzamento vai gerar terneiros de ponta

PARTILHAR
Montagem Compre Rural

Inicia cruzamento de raças europeias Limousin e Devon no Vale do Taquari; Criador de Cachoeira do Sul (RS) é referência na produção de terneiros cruzados

Uma das raças mais antigas do Reino Unido, a Devon é a nova aposta do tradicional produtor de terneiros Edgar Luiz Ferreira Lima (Cacaio Lima), de Cachoeira do Sul (RS), reconhecido criador de touros e novilhas Limousin e presidente da Associação Brasileira de Limousin. “Não tenho dúvidas de que o resultado do cruzamento do Limousin com Devon será espetacular. Estarei realizando um sonho, pois desde 2000, quando me dediquei à produção de terneiros, tinha como projeto fazer esse cruzamento. A terneirada vai ter o pelo bem homogêneo, o que facilita muito na hora das vendas e leilões”, afirma o produtor rural, que comercializa terneiros, machos e fêmeas, oriundos de cruzamento, na Feira de Terneiros do município e na venda direta.

Desde o ano de 2001, a Fazenda Boa Esperança, na qual é proprietário, tem conseguido as maiores premiações no evento, como lote mais pesado, melhor lote de macho e de fêmeas.

Para iniciar o cruzamento, Cacaio adquiriu 45 novilhas Devon, de cabanhas de São Gabriel (RS) e Caçapava do Sul (RS). A expectativa do criador é que os primeiros terneiros nasçam a partir de julho de 2022. “O Limousin é o campeão mundial de rendimento de carcaça, possui ossatura fina, um posterior avantajado, raça precoce, tem facilidade de parto e é uma raça dócil. Quanto ao Devon, todo o pecuarista sabe que as matrizes são excelentes mães, leite à vontade, carne maravilhosa e, também, bem mansas. Garanto que esse meu projeto vai dar um destaque especial às duas raças”, acrescenta, entusiasmado.

Fêmeas Devon destinadas ao projeto / Foto: Fazenda Boa Esperança

Otávio Jacques, técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), acrescenta: “A cruza de ambas as raças reúne, no mesmo indivíduo, todas as características positivas das duas raças europeias. O resultado será um animal desejado pelo terminador, pela indústria e pelo consumidor”.

A presidente da Associação, Simone Bianchini, acredita que os cruzamentos são um impulso positivo para ambas as raças. “A Devon está de mãos dadas com a Limousin, apoiamos e incentivamos os novos cruzamentos, como uma possibilidade a mais para o crescimento da raça. A expectativa é muito boa”, avalia a dirigente.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com