Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

App permite pesar o gado pelo celular e com apenas uma foto; Vídeo

A Startup húngara que permite a pesagem do gado pelo celular, a Agroninja Beefie, liberou o aplicativo desenvolvido pela empresa, onde o pecuarista consegue pesar o gado tirando apenas uma foto

Já pensou andar pelo pasto pesando animais com apenas uma foto? Pois é, o que parecia impossível já se tornou realidade no Brasil. A tecnologia no campo se mostra cada vez mais presente. Empresas em todo o mundo, as chamadas agrotechs, buscam sempre levar inovações para o mundo agro e facilitar o dia-a-dia do produtor. A Agroninja Beefie, que faz parte desse movimento, é uma startup húngara criada em 2017, e desenvolveu um aplicativo revolucionário que permite ao produtor rural a medição do peso do gado apenas tirando uma foto.

A Santos Lab, renomada empresa brasileira no ramo de Serviços Agronômicos e Inovações para Agricultura e Pecuária, expandiu seus horizontes em busca de parcerias na Europa. Durante essa busca, cruzou caminhos com a Agroninja, uma empresa especializada em uma tecnologia de sensores óticos que determinam o peso do gado em tempo real, conforme apresentado pelo Compre Rural.

Ao firmarem uma parceria comercial, a Médica Veterinária da Santos Lab foi até à Hungria para participar de um treinamento, conhecendo a nova tecnologia e projetando a importação para o Brasil e os próximos passos para calibração do equipamento para as nossa realidade.

Foi crucial adaptar o sistema para o gado Nelore, que compõe mais de 80% do rebanho bovino brasileiro. Esse árduo trabalho conto com a colaboração inestimável de pecuaristas de diversas regiões do Brasil. Assim, a tecnologia, que anteriormente focava em gados europeus, agora também abrange a precisão no peso do gado indiano no Brasil.

Se você quer entender mais sobre o aplicativo e sobre a empresa, esse post é para você!

Os motivos que mais chamam a atenção para a aplicação da solução Beefie é a facilidade gerada, redução no investimento, aumento de eficiência no ato da pesagem, potencializando as oportunidades de lucrar mais com o mesmo gado, que não passa pelo stress e consequente perda de peso gerado pelo método convencional de peso via balança.

Trazer essa tecnologia para o Brasil trata-se portanto de uma iniciativa que estimula o ganho de eficiência e rentabilidade da atividade. Esta ferramenta é indicada para todos os envolvidos na cadeia pecuária, tanto de leite como corte, compradores de gado, leiloeiros, etc.

Saber o peso mais preciso possível do gado garante ao produtor a escolha da melhor nutrição animal, a definição de possíveis tratamentos e a definição de técnicas de inseminação artificial. O aplicativo permite a pesagem mais simplificada do gado, e, para um produtor experiente, é evidente a importância dessas informações.

Sobre o Agroninja

Agroninja é uma empresa Húngara que criou o dispositivo Beefie. Dentro do Beefie está implementado um método de pesagem rápido (durando +- 40 segundos), simples (com captura de uma foto lateral do animal) e prático (executado no pasto, curral) no qual o cliente só precisa de ter um celular Android 5+ e adquirir uma das licenças do aplicativo para pesar seu animal através de uma foto, até mesmo dentro da camioneta.

Esta tecnologia proporciona um método de pesagem mais eficaz e com menos stress para o animal e seu criador. Após adquirir uma das licenças e receber o dispositivo Beefie em sua propriedade o usuário precisa conectá-lo via bluetooth no celular e ir para campo. Essa conexão através de dados de internet ou wifi serve para entrar no sistema do aplicativo.

Agroninja Beefie
Agroninja Beefie

Confira alguns passos para usar a ferramenta:

  • O pecuarista precisa incluir informações básicas do animal: Raça, Sexo, Idade (ano ou meses);
  • Logo após a pessoa se posiciona a uma distância segura (3 a 6 metros) para tirar a foto, principalmente no caso de gado de corte (mais ariscos);
  • Incluir a condição corporal por meio de números de score ou comparação entre o seu animal e a foto de referência que aparece na tela do celular, que vem de nosso banco de dados;
  • O peso aparece na tela e o registro pode ser guardado ou exportado (em excel + fotos) caso a licença adquirida permita.

A depender do plano adquirido é possível além da pesagem manter uma gestão dos animais e um histórico das pesagens e fotos do animal. É gerado uma planilha com todos os dados dos animais pesados no dia, além de apresentar o animal de maior e menor peso e a média total do lote facilitando a tomada de decisão.

santos lab - App que pesa gado através de foto é lançado no Brasil - Agroninja Beefie
Foto: Divulgação

A licença plus do Agroninja Beefie, além desses benefícios anteriores, apresenta a medida de altura do animal. Esta última facilitará na escolha de animais ideais para confinamento, visto que os de maior porte tendem a ser mais tardios para acabamento e menos eficientes. Ainda é possível utilizar esta informação para definir Touros ideias para Vacas, visando evitar as ocorrências de partos distócicos, principalmente em vacas holandesas.

A tecnologia vem para auxiliar o pecuarista brasileiro de forma prática, eficaz e direta. As informações coletadas e os registros efetuados facilitam o monitoramento do crescimento e reprodução do rebanho. Isso otimiza a eficiência da equipe em termos de tempo e mão de obra, reduz o estresse e os perigos para humanos e animais, eleva a confiabilidade nas transações de compra e venda de animais e apresenta uma ótima relação custo-benefício.

De forma rápida:

1. Faça um vídeo de 8 segundos do seu animal
2. Registre a identificação do gado
3. Obtenha o resultado da pesagem com 95% de acerto
4. Confira o relatório de desempenho no sistema de gestão de rebanhos

Para baixar o app, disponível para celulares Android, clique aqui.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM