Carla Martín Bonito, recém-eleita presidente da Copal, pretende transformar a Argentina no “supermercado do mundo”, por meio de uma agenda que foca em competitividade, redução de impostos e internacionalização.
A indústria de alimentos e bebidas é uma das principais forças motrizes da economia argentina. Representa 1 peso de cada 3 gerados pela indústria, responde por 3 de cada 10 empregos formais no setor manufatureiro e é responsável por 40% das exportações do país. No entanto, essa relevância não foi suficiente para evitar uma estagnação que já dura quase 15 anos. Agora, a Argentina pode ser o supermercado do mundo, afirma presidente da Copal.
Em 2023, a indústria retornou aos níveis de produção registrados em 2012, refletindo um cenário de 12 anos de crescimento zero. Para reverter esse quadro, Carla Martín Bonito, recém-eleita presidente da Coordinadora de las Industrias de Productos Alimenticios (Copal), pretende transformar a Argentina no “supermercado do mundo”, por meio de uma agenda que foca em competitividade, redução de impostos e internacionalização.
Um ano de desafios e reestruturação
Segundo Carla Martín, 2024 foi um ano complexo devido ao cenário de recessão e queda no consumo interno. A capacidade instalada da indústria gira em torno de 60%, reflexo de problemas como a falta de insumos e as barreiras para importação. Medidas como a Lei de Gôndolas e o controle de preços também restringiram a recuperação do setor.
Ainda assim, a mudança de governo possibilitou a criação de uma agenda de transição, voltada para a retomada produtiva. “Agora, superada a crise inicial, nosso foco está em agendas de competitividade e internacionalização para romper com a estagnação”, afirma a presidente.
Eixos da agenda de competitividade da Copal
A nova estratégia para impulsionar o setor inclui:
- Redução da pressão tributária: Atualmente, os impostos sobre a indústria variam entre 40% e 50%, dependendo do setor. A proposta inclui a criação de uma conta única, que permita às empresas usar saldos positivos para quitar obrigações fiscais.
- Internacionalização estratégica: Das 14.500 empresas representadas pela Copal, apenas 1.200 exportam, indicando a necessidade de desenvolver capacidades exportadoras e reduzir barreiras logísticas, que aumentam os custos em 15% a 30%.
- Melhoria da infraestrutura: Portos, rodovias e outros componentes logísticos precisam de investimentos para reduzir ineficiências e aumentar a competitividade dos produtos argentinos no mercado global.
Impacto da abertura comercial
Embora as importações argentinas representem apenas 1/12 do valor exportado pelo setor, a flexibilização das regras ajudou a aliviar a escassez de insumos. No entanto, é necessário avançar em estratégias para melhorar o posicionamento dos produtos argentinos no exterior.
Por que os alimentos são caros na Argentina?
Apesar de ser um grande produtor de alimentos, a alta carga tributária e a inflação são os principais fatores que elevam os preços no mercado interno. Segundo Carla Martín, 50% do preço final dos alimentos é composto por impostos. A redução da inflação, que começou a mostrar sinais de desaceleração, é fundamental para a recuperação do poder aquisitivo e do consumo.

Estagnação e potencial de crescimento
Os últimos 12 anos foram marcados por limitações no crescimento da indústria alimentícia, que não conseguiu superar os níveis máximos registrados em diferentes momentos. Para Carla, o foco deve ser em dois pontos: aproveitar a capacidade ociosa existente e criar um ambiente propício para novos investimentos.
“Apesar das dificuldades, não tenho dúvidas de que a Argentina tem o potencial de atender à crescente demanda global por alimentos”, declara a presidente.
O caminho da Argentina para ser o “supermercado do mundo”
Embora a Argentina seja responsável por menos de 1% das compras globais de alimentos, possui capacidade para diversificar tanto sua matriz de produtos quanto seus destinos de exportação. Atualmente, 77% da oferta exportável está concentrada em apenas três setores, enquanto 60% das vendas se destinam aos 10 principais mercados.
A diversificação e a criação de um ambiente mais competitivo são passos essenciais para transformar o país em uma referência global. “O desafio agora é criar as condições necessárias para que nossa indústria possa competir e se inserir melhor no mercado mundial”, conclui Carla.
Com um plano ambicioso e medidas concretas, a Argentina busca sair do ciclo de estagnação e consolidar-se como o tão almejado supermercado do mundo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Brasil supera EUA como maior produtor de carne bovina do mundo, diz USDA
Relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirma virada histórica na pecuária global e coloca o Brasil no topo como maior produtor de carne bovina do mundo, além da liderança consolidada nas exportações
Continue Reading Brasil supera EUA como maior produtor de carne bovina do mundo, diz USDA
Boi gordo mantém R$ 325/@ em importante região, enquanto frigoríficos dão férias coletivas
Mercado entra em ritmo mais lento no fim do ano, com preços do boi gordo firmes em praças estratégicas, escalas alongadas e indústrias reduzindo abates para manutenção e ajuste de oferta
Vaqueiro contratado pelo Ibama é morto em emboscada na Terra Indígena Apyterewa; veja
Crime em que vaqueiro contratado pelo Ibama é morto, ocorreu durante operação federal de retirada de gado ilegal na Terra Indígena Apyterewa, no Pará, e expõe o nível de tensão em uma das áreas mais conflituosas da Amazônia
Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
Sincronização entre plataformas – integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho – reúne dados de cio, saúde e desempenho das vacas em uma única tela e fortalece a pecuária leiteira orientada por dados
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
Estimativas apontam que mercado dos Estados Unidos deve apresentar crescimento significativo em 2026 e 2027, dado o efeito rebote da normalização.
Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Com a extensão, acertada na segunda-feira, 15, o período passa a valer até 15 de fevereiro de 2026, segundo Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Continue Reading Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda





