Artigo: Frame Size, o que é essa medida?

Artigo: Frame Size, o que é essa medida?

PARTILHAR
Foto: Della Hayden

Dizer que um animal é pequeno ou grande é algo relativo aos olhos de quem vê, então, para algumas pessoas, simplesmente medir e correlacionar a idade seria o melhor parâmetro para ditar o tamanho.

Mas será que ao utilizar somente essa informação temos o melhor indicativo de altura? Há muito tempo atrás os americanos utilizavam como forma de selecionar os animais para tamanho o frame size, a qual simplesmente é a correlação da altura do posterior do próprio indivíduo com sua respectiva idade.

Era uma medida utilizada quando não havia outras ferramentas para mensurar o desempenho do animal, sendo interpretado que animais de maior frame size seriam os mais pesados e mais direcionados ao sistema intensivo. Essa expressão foi tão utilizada que se replica até os dias atuais, quando já possuímos outras formas de adequar os animais para cada realidade.

Foto Divulgação. Fonte: Autor.

Diversos selecionadores ainda insistem em observar a medida de frame size para fazer a escolha do animal que irá utilizar no rebanho por acreditar que quanto maior essa medida, maior será seu ganho de peso e rendimento de carcaça, porém, como dito anteriormente, o Frame Size, que é uma medida do próprio animal, não leva em consideração qualquer influência do ambiente em que os animais foram selecionados e nem sua carga genética, é apenas sua própria altura do posterior correlacionado com sua idade.

O ambiente é um dos principais fatores que influenciam a manifestação dos genes, é o que chamamos de interação genótipo x ambiente, dessa forma, se o ambiente for favorável o animal terá seu desempenho otimizado, mas caso tenha alguma restrição alimentar, por exemplo, sua curva de crescimento será prejudicada.

A busca por genética superior tem sido o principal assunto dentro das principais empresas e instituições ligadas ao setor agropecuário, no qual a avaliação genética é a principal ferramenta de seleção. Através dessa ferramenta é possível identificar animais que são superiores geneticamente através das características avaliadas, isolando qualquer efeito externo e deixando apenas o efeito do animal.

Avaliação Genética geram as DEPs (diferença esperada da progênie) das características mensuradas, traduzindo o que o animal realmente irá transmitir para sua progênie.

Dentre elas, temos a DEP de Altura ou Tamanho, a qual é o melhor caminho para identificar se o animal transmiti um maior ou menor potencial de crescimento para sua progênie, entendendo, assim, se os animais advindos do cruzamento com esse touro escolhido serão altos, médios ou baixos, direcionando, ainda, qual o sistema de produção mais adequado.

A prova americana de Angus, por exemplo, possui duas DEPs de altura:

  • è DEP de Altura ao ano (A365d), a qual é medida tanto nas fêmeas, quanto nos machos aos 365 dias, estimando qual será o tamanho da progênie do touro selecionado, possuindo ainda alta correlação com ganho de peso pós desmame.
  • è DEP de Altura Adulta (A.Adult.), a qual é uma medida maternal, expressando o tamanho das fêmeas. Uma característica com alta correlação ao valor econômico das fêmeas, associando que fêmeas maiores são mais exigentes e, consequentemente, terão sua taxa de mantença e custo elevados.

Leia mais em:

A forma de direcionar o sistema de produção não se restringe somente à DEP de altura, outras características como desempenho e acabamento são de extrema importância para nos orientar, porém, essa DEP com certeza nos direciona melhor do que uma simples medida como o frame size.

Autora Luiza Mangucci (luiza.mangucci@altagenetics.com)

-- conteúdo relacionado --
Entenda por que os bois brasileiros estão sendo ti... Composto em sua maioria pela raça nelore, de pelo branco, rebanho brasileiro tem ficado mais colorido nos últimos anos, com tons rubro-negros; e não t...
Delta G faz media de R$ 9,24 mil para touros Brafo... Associados da Conexão Delta G comemoram vendas em período de busca de investimentos sem riscos. O faturamento foi de R$ 8,5 milhões na venda de 1,6 m...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com