Aterramento da cerca elétrica: o que é e como deve ser feito

Ao realizar o aterramento da sua cerca elétrica, um dos primeiros e mais importantes pontos a serem observados diz respeito à sua localização.

Ao instalar um sistema de cerca elétrica na sua propriedade, o que você espera por parte do produto? A resposta pode ser bastante óbvia: que ele funcione e apresente um bom desempenho. 

O que muitos esquecem é que também são necessários cuidados para obter esse resultado. Por exemplo: é preciso fazer o adequado aterramento da cerca elétrica no momento da instalação do sistema. A seguir, vamos explicar a sua importância e falar sobre como deve ser feita a sua instalação. 

O que é o aterramento 

Se você não sabe exatamente o que é o aterramento, vamos explicar. Afinal de contas, estamos  falando daquele que pode ser considerado o componente mais importante de qualquer sistema de cerca elétrica.  Resumidamente, o aterramento consiste em um determinado número de hastes que são enterradas no solo com a finalidade de proporcionar uma conexão elétrica entre o aparelho, o solo e o animal. 

Quanto maior for a potência do eletrificador e a distância de cerca a ser eletrificada, maior deverá ser o número de hastes presentes no aterramento.  O correto aterramento da cerca elétrica está intimamente relacionado com a eficiência do sistema como um todo. Se o aterramento não estiver funcionando bem, a cerca elétrica pode não cumprir a sua função e o animal deixar de receber um choque efetivo.

Como deve ser feito 

Aterramento da cerca elétrica

A escolha do local 

Ao realizar o aterramento da sua cerca elétrica, um dos primeiros e mais importantes pontos a serem observados diz respeito à sua localização.

Veja bem: o aterramento não precisa necessariamente ficar próximo do eletrificador.

O importante é que, sempre que possível, a instalação ocorra em locais úmidos ou sujeitos a encharcamento.  A umidade do solo é fator determinante para o bom funcionamento dos aterramentos e isso é o que determina a eficiência do eletrificador. 

O número de hastes 

A quantidade de hastes para o aterramento é determinada por cada modelo de eletrificador e esta informação encontra-se descrita no manual do produto.  O que se pode afirmar é que o número vai variar de acordo com a potência do aparelho. Quanto maior ela for, maior será a quantidade necessária de hastes. Nestes casos, para a instalação, cada haste deve ficar a uma distância de 3m uma da outra. 

O material do produto

Outra dica importante é que os condutores que irão interligar o sistema de aterramento devem ser do mesmo material das hastes de aterramento.  Se forem hastes de cobre, o condutor deverá ser de cobre com no mínimo 4mm de diâmetro. O nosso conselho é que o aterramento seja de cobre ou hastes cobreadas. Isso porque ele possui melhor condutividade e uma vida útil maior.

Atenção para os choques 

Fique atento: se o aterramento estiver dando choque é sinal de que há alguma falha em sua instalação.  Será necessário reforçar o aterramento, verificar se as hastes estão em lugar úmido, se não estão enferrujadas ou com conexões oxidadas e se a sua quantidade é suficiente para o modelo de eletrificador usado na propriedade.

Fonte: https://zebu.com.br

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM