Banana/Cepea: Em novembro, preços da nanica recuam

Para dezembro, espera-se contenção do volume de nanica e melhor qualidade, com maior disponibilidade de frutas de “verão”.

Ao contrário do esperado inicialmente, a oferta da banana nanica aumentou em algumas regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea em novembro, o que pressionou as cotações. No Norte de Minas Gerais, por exemplo, a variedade de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 2,87/kg, queda de 15% em comparação a outubro.

O ocorrido se deve às condições climáticas benéficas ao cacheamento, como pluviosidade e temperatura adequada, sobretudo no Norte de Minas Gerais. No Vale do Ribeira (SP), também houve um aumento de disponibilidade da nanica, mas bem inferior ao da região mineira. Vale ressaltar que esse momento ainda não foi considerado “safra” de nanica, pois essa deve ocorrer apenas no ano que vem; e problemas de qualidade ainda foram observados, já que frutas de “inverno” ainda foram ofertadas.

Para dezembro, espera-se contenção do volume de nanica e melhor qualidade, com maior disponibilidade de frutas de “verão”, que são caracterizadas por uma casca mais clara e atrativa ao consumidor. Porém, o mercado institucional deve se enfraquecer, especialmente o escolar – importante destino da banana nacional –, devido às férias.

Fonte: Cepea/Hortifruti

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM