Daniel Henrique Possamai e Matheus Henrique Rosa avançaram diretamente para a decisão de sábado; outros 47 competidores disputam nesta quarta-feira as cinco vagas restantes
A disputa pela Liga Nacional de Rodeio ganhou dois finalistas na noite desta terça-feira (25), durante a 71ª Festa do Peão de Barretos. Daniel Henrique Possamai, de Tabapuã (SP), e Matheus Henrique Rosa, de Divinópolis (MG), garantiram classificação direta para a decisão marcada para sábado (29).
As vagas foram conquistadas durante o Showdown da Liga Nacional de Rodeio, prova que reuniu competidores vencedores de etapas realizadas ao longo da temporada. Possamai terminou a disputa com 89,25 pontos, enquanto Matheus Rosa alcançou 87,25 pontos. Agora, outros 47 peões retornam à arena nesta quarta-feira (26) em busca das cinco últimas vagas disponíveis para a grande final.
Daniel Possamai garante vaga com 89,25 pontos
Daniel Henrique Possamai conquistou uma das duas vagas diretas depois de enfrentar o touro Extravagante, do tropeiro 2M Marcondes.
A montaria recebeu 89,25 pontos, melhor resultado entre os competidores que avançaram diretamente pelo Showdown.
Com isso, o representante de Tabapuã assegurou presença na disputa pelo título nacional sem precisar passar pela eliminatória desta quarta-feira.
Matheus Rosa também está confirmado na decisão
A segunda classificação direta ficou com Matheus Henrique Rosa.
O competidor de Divinópolis enfrentou o touro Assunto Delicado, da Companhia Terra Cruz, e terminou a montaria com 87,25 pontos.
O desempenho colocou o mineiro ao lado de Possamai na final de sábado, que será disputada dentro da programação do 33º Barretos International Rodeo.
Mudança no regulamento abriu duas vagas diretas
A classificação antecipada dos dois competidores faz parte de uma mudança realizada no formato da Liga Nacional de Rodeio em 2026.
Segundo o presidente da LNR, Marcos Abud, os dois primeiros colocados da disputa Showdown passaram a avançar diretamente para a final.
Os demais competidores precisam disputar a eliminatória desta quarta-feira.
A mudança cria um caminho diferente para os campeões das etapas da temporada e aumenta o peso das montarias realizadas antes da rodada decisiva.
47 peões disputam apenas cinco vagas nesta quarta-feira
A classificação ainda está longe de terminar.
Nesta quarta-feira (26), os 47 melhores competidores das duas últimas noites retornam à arena do Parque do Peão.
Deste grupo, apenas cinco avançarão.
Ao final da rodada, a Liga Nacional terá os sete nomes que disputarão o título no sábado: os dois já classificados diretamente e os cinco sobreviventes da eliminatória.
A disputa faz parte da reta final de uma temporada que percorreu o país antes de chegar a Barretos.
A fase decisiva da LNR começou na segunda-feira (24), depois de 138 etapas realizadas em diferentes estados brasileiros.
Melhor montaria da noite ficou com peão de São Carlos
Entre as 36 primeiras montarias realizadas na terça-feira, quem conseguiu o melhor desempenho foi Leonardo Vitório Zampollo, de São Carlos (SP).
Ele enfrentou o touro Mercado Livre, da Companhia Master Boi, e recebeu 88,75 pontos.
Apesar da maior nota neste grupo, a classificação direta para sábado ocorreu dentro da disputa específica do Showdown, que teve Possamai e Rosa nas primeiras posições.
Título em Barretos vale oportunidade nos Estados Unidos
A final de sábado oferece muito mais do que o título da Liga Nacional de Rodeio.
O campeão garantirá uma vaga na semifinal do The American, uma das grandes competições de rodeio realizadas nos Estados Unidos.
Além disso, outros três competidores terão acesso à fase classificatória do evento norte-americano.
Isso transforma a decisão em Barretos em uma oportunidade de projeção internacional para os peões brasileiros.
O calendário oficial da Festa do Peão confirma a final da Liga Nacional para 29 de agosto, integrada à programação esportiva do Barretos International Rodeo.
Fonte principal: Associação Os Independentes / Festa do Peão de Barretos.
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.