Beefmaster a raça de 1.300 kg de peso que produz carne e...

Beefmaster a raça de 1.300 kg de peso que produz carne e leite

PARTILHAR

O Beefmasters fornece um caráter maternal forte, excelente crescimento, e extraordinário rendimento, já os touros são excelente reprodutores, vídeo!

Produzir mais bezerros por vaca/ano e mais carne com menos dinheiro. Estes têm sido os objetivos de todo pecuarista que pretende obter lucratividade na criação de bovinos de corte. A lista de opção para os criadores na escolha das raças é enorme. Vamos elencar aqui agora as grandes vantagens que a raça Beefmaster traz para a pecuária, confira o vídeo abaixo!

Os Beefmasters, a primeira raça composta americana (combinação de três ou mais raças) foi desenvolvida por Tom Lasater em 1931, ao sul do Texas. Reconhecida oficialmente como uma raça em 1954 pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), é na atualidade a raça que mais cresce nos Estados Unidos!

A composição do Beefmaster é de metade Bos Taurus (Hereford e Shorthorn) e metade de Bos Indicus (Nelore do Brasil, e Guzerá e Gir precedente da Índia. Diversas raças estão na composição dessa raça que traz uma dupla aptidão.

Tom Lasater fechou seu rebanho em 1937, não permitindo a entrada de novos animais de fora do rebanho fundador. Começou, então, uma intensa seleção genética com base somente em parâmetros econômicos bem definidos, criando assim uma raça de carne homozigótica com potencial de crescimento de uma raça híbrida.

Graças ao alto nível genético sistemático alcançado, o Beefmasters é conhecido hoje como “raça rentável.”

VANTAGENS DE BEEFMASTERS

Este revolucionário método de seleção trouxe uma raça única. Reconhecida como uma raça de “Duplo Propósito”, o Beefmasters fornece um caráter maternal forte, excelente crescimento, e extraordinário rendimento. As fêmeas são excelentes mães, parindo e criando um bezerro a cada ano, e os touros são excelente bons reprodutores. É um gado resistente a altas temperaturas, resistentes às grandes secas, e muito resistente aos parasitas internos e externos.

Além de tudo, é uma raça inteligente e dócil, e é um verdadeiro prazer trabalhar e criar Beefmasters. Se você quer um gado rústico, com baixo custo de manutenção, que gera excelentes bezerros com o mínimo de atenção, então Beefmasters é a raça ideal para você.

O Beefmaster é uma raça completamente original, e é a única raça de carne selecionada em uma filosofia de produção. Os princípios são chamados Seis Essenciais, que oferecem dados cruciais para atingir o máximo da eficiência produtiva e o desenvolvimento do gado.

As fêmeas pesam entre 600 e 700 kg, podendo passar de 800 kg, os machos pesam entre 1.000 e 1.100 kg, podendo ultrapassar 1.300 kg.

O que são os Seis Essenciais?

Docilidade

O gado dócil é muito fácil de ser manipulado, se reproduz melhor, se alimenta mais e se reproduz melhor.

Fertilidade

Esta é a pedra angular da Filosofia Lasater para a criação vacuna. Se a vaca não parir cada ano é antieconômico.

Peso

De suma importância obviamente, porque os pecuaristas vendem quilos. Logo o peso é um parâmetro altamente necessário. Nós selecionamos os gados com ótimo peso (não necessariamente o máximo), de baixo peso manutenção.

Conformação

A apreciação do gado por seu bom aspecto visual, demostrado por sua boa forma. São selecionados touros longos, bem musculosos, e vacas de linhas suaves, gado estes que alcançam maiores demandas do mercado.

Rusticidade

É o olhar crítico que faz com que o gado seja capaz de produzir em condições difíceis. Os Beefmasters ultrapassam outras raças em natalidade, baixa mortalidade, gado baixo custo de manutenção, alta resistência aos parasitas externos e internos, e outros tipos de enfermidades.

Produção de leite

Ao lado da genética, a produção de leite é o fator mais importante, junto com ganho de peso. Quando perguntaram para Tom Lasater qual é a vaca ideal, ele disse que “é algo que dê um rio de leite.”

A produção de carne

Os Beefmasters apresenta excelentes resultados em confinamento, e seu desempenho nos matadouros. Nosso gado é similar em desempenho, e muitas vezes ultrapassa as raças mais eficientes. Isa Beefmasters foi a primeira operação da alta genética de gados, em manter e vender elevados números de bezerros gordos em confinamento.

Na década de 90 do século passado, nossa subsidiária NEW BEEF vendeu mais de dez 10.000 bezerros em confinamentos no Panhandle, Texas. Parte deste gado veio de nossas fazendas, e de outras fazendas associadas nas fazendas Estados Unidos e México, foram engordados nos confinamentos Excel e IBP. Todos estes bezerros foram tratados nestas duas operações de alimentação excelente, com uma dieta de alta qualidade à base de milho.

O Beefmasters é muito consistente e previsível, porque a engorda ultrapassa as normas da indústria de gado em cada categoria. Nós mostramos os resultados abaixo:

Por que os Beefmaster?

Na fazenda:

  • Fêmeas de baixa manutenção
  • Gados dóceis e fáceis de manusear
  • Excelentes mães
  • São resistentes ao calor, enfermidades e aos parasitas
  • Longevidade
  • Fêmeas de reposição excelentes

Indústria da Carne:

  • Alto peso ao desmame
  • Baixa Mortalidade
  • Conversão alimentar incrível
  • Alta eficiência alimentar
  • Alto rendimento em carne de primeira

No brasil

A raça, desenvolvida no Texas, EUA, foi exposta em 1998, pela primeira vez no Brasil, durante a Exposição Agropecuária de Londrina, em abril. O filho do americano Tom Laseter, responsável pela seleção do beefmaster, Laurence Lasater, também esteve em Londrina para falar sobre a raça.

No Brasil, a primeira importação aconteceu em 1992, por meio de sêmen, em Goiás. Hoje, existem rebanhos distribuídos em Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Em 1995, foi feita a primeira importação de animais vivos e cirurgia pela Associação Brasileira dos Criadores de Beefmaster.

Formação do Beefmaster Puro por Cruza

Vacas Zebus x Touro Beefmaster. Os bezerros são chamados de F1 (½ sangue Zebu + ½ sangue Beefmaster). Como aprovado F1 são cobertas com touros Beefmaster, produzindo crias F2 (¾ de sangue Beefmaster + ¼ de sangue Zebu). Como aprovado F2 são cobertas por touro Beefmaster, produzindo animais F3 (7/8 de sangue Beefmaster + 1/8 de sangue Zebu), que são considerados animais Puros por Cruza – PC

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com