Em todo o Brasil, os preços dos bezerros estão menos pressionados em comparação com os do boi gordo, o que pode sinalizar o início de uma transição de fases no ciclo pecuário. Podemos afirmar que o bezerro terá o maior preço da história em 2025; O que você acha?
O cenário da pecuária de corte não é fácil de ser avaliado, principalmente para os aventureiros de plantão, mas não é mistério que o Ciclo Pecuário reina de forma dominante no que diz respeito aos caminhos seguidos por quem vive nesse setor tão importante para a economia. Alguns chegam a dizer que: “Ele até tarda, mas não falha“. É nesse momento que precisamos entender o que está acontecendo e o que está por vir. Podemos afirmar que o bezerro terá o maior preço da história em 2025 e, claro, precisamos explicar o porque disso.
Para podermos entender a afirmação central desse texto [o preço do bezerro], precisamos entender os motivos que estão levando o mercado a trilhar esse caminho. Conforme explica Lygia Pimentel, analista e CEO da Agrifatto, a demanda é determinante em todo o processo. “A carne – ou o boi – não é um produto de moda. É e sempre será um produto necessário, demandado em maior ou menor intensidade e, portanto, cujos preços possuem ciclos. O ciclo pecuário nada mais é do que uma retroalimentação produtiva estimulada pelos preços, que influencia a oferta de animais em qualquer economia em que a pecuária detenha um papel relevante“, aponta ela.
O tema, ou melhor, ideia para produção desse conteúdo teve como ponto chave uma entrevista do Volneimar Lacerda, diretor Spaço Agrícola Tepeyac, durante o GI News PodCast. Conforme é possível assistir no corte abaixo, Lacerda afirma que o “bezerro terá o maior preço da história em 2025”. Com isso, buscamos informações para podermos trazer uma análise mais abrangente e detalhada sobre o tema.
Nesse contexto, observa-se que, desde 2022 e com intensificação no primeiro semestre de 2024, os períodos de baixa nos preços têm levado à desvalorização e à liquidação de rebanhos, incluindo as fêmeas, como estratégia para gerar caixa e garantir a sobrevivência dos produtores.
Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no 1º trimestre de 2024, foram abatidas 9,30 milhões de cabeças bovinas, marcando um recorde desde 1997, com aumentos de 24,6% em relação ao ano anterior e 1,6% em comparação ao 4º trimestre de 2023. O abate de fêmeas subiu 28,2% em comparação ao 1º trimestre de 2023, atingindo um recorde histórico. O abate de machos também cresceu, com um aumento de 21,7%, registrando o melhor desempenho para um 1º trimestre, conforme relatou a Scot Consultoria.

“Nessa hora de crise, os menos eficientes deixam a atividade e cedem áreas para outras culturas, reforçando a pressão por eficiência para combater a contínua quebra de margens na atividade”, afirma a Pimentel
A queda do inventário de fêmeas reduz a oferta em um segundo momento pelos motivos óbvios. Além disso, a teoria econômica nos ensinou que oferta em baixa diante de uma demanda mais ou menos estável significa preços em alta. Da mesma forma, preços em alta estimulam investimentos e retenção de fêmeas para a produção de mais animais.
- Definição importante: O ciclo pecuário refere-se às fases de expansão e contração na produção de gado, influenciadas por fatores como preços de mercado, oferta e demanda, custos de produção e políticas públicas. Durante o ciclo, os produtores podem ajustar o tamanho de seus rebanhos e suas estratégias de manejo com base nas condições econômicas e ambientais. Um ciclo típico inclui períodos de crescimento do rebanho, estabilidade e redução, refletindo mudanças na lucratividade e nas condições de mercado.
Lygia observa que períodos de alta nos preços, como os de 2020/21, incentivam o investimento e a retenção de rebanhos, com produtores buscando aumentar as vendas devido à valorização do produto. É nesse cenário que surgem novos entrantes no mercado, conhecidos como “Os Menino da Pecuária”. Como consequência, a oferta aumenta e os preços começam a cair, reiniciando o ciclo.

“Tendo esse processo conhecido e consciente, podemos afirmar que um dos princípios que rege o ciclo é: tudo o que estimula a produção faz os preços caírem na sequência e o contrário também é verdadeiro’, apontou a CEO da Agrifatto e, ainda mais, “para mim, a queda dos preços médios do boi acabou”.
Durante o ciclo, os produtores podem ajustar o tamanho de seus rebanhos e suas estratégias de manejo com base nas condições econômicas e ambientais
Mercado de reposição mais firme – ou, menos pressionado
“Que o mercado do boi está frouxo, não é novidade. Mas, destacaremos neste artigo aspectos que podem indicar uma mudança de cenário em um horizonte de médio prazo”, apontou a Scot em sua Carta Boi desse mês, com título: Sinais favoráveis ao mercado do boi?, trazendo uma análise macro sobre o mercado pecuário.
“O primeiro deles vem do mercado de reposição. A reposição, historicamente, é quem puxa a virada de ciclo. Sazonalmente há maior oferta de bezerros entre os meses de abril, maio e junho, a chamada “safra de bezerros” – o que, em suma, pressiona as cotações das categorias. O que, por ora, não aconteceu, com os preços do bezerro de desmama demonstrando certa firmeza”, afirmou o consultor da empresa Felipe Fabbri.
Ele ressalta, ainda, que esse cenário não é observado em sua totalidade das praças avaliadas, mas trazem otimismo. “É claro que esse cenário não se aplica a todas as praças, mas já nos dá um indício de que, ou a oferta de bezerros, por ora, está mais cadenciada, ou a demanda mais aquecida – ou, os dois.”
Outro ponto dentro desse cenário que chama atenção e reflete o resultado do que abordamos aqui nesse conteúdo é que, os bezerros que estão no mercado hoje refletem a estação de monta de 2022 – primeiro ano de aumento no descarte de fêmeas no país – ou seja, há menor oferta neste momento, do que há um ano.

Para Fabbri, a principal lição que temos é que não são só nas fases de alta que a gente tem oportunidades, nas fases de baixa também existem muitas brechas a serem aproveitadas. Agora, em 2024, uma delas é justamente fazer a reposição de bezerros.
De forma resumida, pelo Brasil afora, os preços do bezerro se mostram menos pressionados do que os do boi gordo, podendo indicar o início de uma transição de fases no ciclo pecuário.
E você, considera que a virada no ciclo já começou? Qual a sua expectativa para o mercado da pecuária no curto, médio e longo prazo? Teremos novos momentos de preços recordes com custos mais ajustados que os atuais? Acompanhe o Compre Rural, fique por dentro de tudo que acontece no mundo Agro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Fenômeno climático deve alterar o regime de chuvas no Brasil até o outono de 2026, exigindo atenção redobrada de produtores na gestão de risco. Justiça do Paraná revoga liminar de busca e apreensão e determina a restituição imediata de maquinário agrícola, após evidências de prorrogação de dívida rural, resguardando a continuidade do trabalho no campo Em um desfecho judicial que ressalta a importância da proteção do produtor rural, a Justiça do Paraná determinou a restituição de um trator agrícola… Continue Reading Justiça ordena Banco CNH devolver trator apreendido de produtor rural Mais de 200 vagas para início imediato são oferecidas em unidades de Lins, Amparo, Barretos e diversas cidades da região Continue Reading JBS oferece 200 vagas de emprego no interior de SP com início imediato Estimativa apresentada pela Agrinvest no Simpósio Sindiadubos NPK 2025 é fechar o ano com 48,2 milhões de toneladas, alta de 1% sobre 2024, porém com redução de nutrientes. Continue Reading Em meio a desafios, Brasil projeta recorde de entregas de fertilizantes em 2025 A equipe da consultoria estima um potencial de produção adicional de soja de quase 105 milhões de toneladas na comparação com o recorde. Crime brutal chocou Goiás: Jefferson Cury, de 83 anos, foi executado em sua fazenda; herança estimada em R$ 1 bilhão seria transferida para holding que excluía os filhos da sucessão La Niña acende alerta para a safrinha do milho e marca início irregular do ciclo da soja
Justiça ordena Banco CNH devolver trator apreendido de produtor rural
JBS oferece 200 vagas de emprego no interior de SP com início imediato
Em meio a desafios, Brasil projeta recorde de entregas de fertilizantes em 2025
Safra de soja do Brasil saltaria 61,5% com ocupação de parte das pastagens, projeta Itaú BBA
Filhos são presos suspeitos de mandar matar pai fazendeiro para ficar com herança de R$ 1 bilhão





