
Estudo revela aumento de até 9% no peso de bezerro ao desmame, resultado do uso de touros Hereford em fêmeas Angus, destacando o potencial econômico da heterose na criação de gado.
Um aumento de até 9% no peso ao desmame pode ser alcançado em novilhos provenientes de fêmeas Angus ao serem cruzados com touros Hereford, de acordo com os resultados preliminares do ensaio Herefords Australia Black Baldy. O estudo, que começou em 2014 e deve ser concluído até o final de 2019, está gerando dados controlados e precisos sobre o valor comercial da genética de bovinos mestiços, destacando os benefícios do vigor híbrido, ou heterose, na produção de carne bovina.
O projeto, uma parceria entre a Herefords Australia, a Universidade de Adelaide, a Meat and Livestock Australia e a Musselroe Beef, está sendo conduzido em propriedades rurais em Cape Portland e Nabowla, na Tasmânia.
A iniciativa visa quantificar os benefícios econômicos e produtivos do cruzamento entre touros Hereford e fêmeas Angus, uma prática comum entre produtores comerciais, mas que agora está sendo validada cientificamente.
Os resultados preliminares mostram que os bezerros Hereford nascidos de vacas Angus jovens (novilhas de dois anos) eram 3% mais pesados ao desmame em comparação com bezerros Angus puros. Já nas vacas adultas, a diferença foi ainda mais expressiva: os novilhos Hereford apresentaram um aumento de 9% no peso ao desmame em relação aos seus irmãos Angus. Esse ganho de peso representa um aumento significativo na produtividade, com potencial para gerar 1.600 kg a mais de peso ao desmame em um rebanho de 100 vacas.
O professor Wayne Pitchford, da Universidade de Adelaide, responsável pela análise dos dados, destacou que o uso de touros Hereford em vacas adultas pode maximizar o crescimento dos bezerros, enquanto o uso de touros Angus em novilhas reduziria o risco de complicações no parto. “A combinação dessas estratégias pode otimizar a produção e minimizar os custos operacionais”, explicou Pitchford.
O estudo envolveu cerca de 600 fêmeas comerciais de Angus, inseminadas artificialmente com 11 touros Hereford de elite, além de touros Angus para comparação. Todos os reprodutores foram genotipados com o painel SNP Geneseek HD (150k), e a progênie foi genotipada com o painel SNP Geneseek LD (40k). Essa abordagem genômica permitiu uma análise detalhada das características hereditárias e do desempenho dos animais.

Os dados coletados abrangem desde a idade da puberdade e a capacidade reprodutiva das novilhas até a qualidade da carcaça e o consumo de carne dos animais abatidos. A última coorte de novilhos será terminada a pasto e processada em julho de 2019, com os resultados finais do projeto previstos para o segundo semestre deste ano.
Michael Beattie, gerente de desenvolvimento da Herefords Australia, enfatizou que os dados do desmame comprovam o efeito da heterose. “Um aumento de mais de 9% no peso ao desmame significa dólares extras no bolso do produtor“, afirmou Beattie. Ele também destacou que o estudo está quantificando benefícios que os criadores de gado Black Baldy (resultado do cruzamento entre Hereford e Angus) já observavam empiricamente há décadas.
Andrew Donoghue, gerente geral da Herefords Australia, ressaltou que os resultados australianos estão alinhados com as tendências observadas nos Estados Unidos, onde a raça Hereford tem experimentado um ressurgimento significativo em programas de cruzamento. “Mais vacas serão cruzadas com touros Hereford nos EUA este ano do que nunca”, disse Donoghue. “Estamos entusiasmados em trazer essa tendência para a Austrália.”
A Herefords Australia planeja realizar workshops em 2019 para divulgar os benefícios econômicos dos programas de cruzamento. Além disso, a próxima fase da pesquisa focará no valor materno agregado da vaca Hereford F1, com base em características como fertilidade e longevidade, que são consideradas principais impulsionadores de lucro na pecuária.
O relatório final do projeto Black Baldy, contendo todos os resultados, será lançado no segundo semestre de 2019. Enquanto isso, os dados preliminares já estão sendo compartilhados de forma transparente com a indústria, oferecendo aos produtores uma base científica para tomar decisões estratégicas sobre seus programas de cruzamento.
O estudo Herefords Australia Black Baldy está redefinindo o potencial da genética bovina na Austrália, comprovando que o cruzamento entre touros Hereford e fêmeas Angus pode gerar ganhos significativos em produtividade e rentabilidade. Com o aumento de até 9% no peso ao desmame e a promessa de melhorias na qualidade da carcaça e na eficiência reprodutiva, os produtores têm agora uma ferramenta poderosa para maximizar seus lucros e fortalecer a competitividade da pecuária australiana no mercado global.
Traduzido e adaptado pela Equipe Compre Rural com informações do Hereford Austrália.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Saúde intestinal dos suínos: a chave para desempenho, bem-estar e rentabilidade
O sistema digestivo dos leitões neonatos desempenha papel crucial na sua sobrevivência, crescimento e desempenho zootécnico
Continue Reading Saúde intestinal dos suínos: a chave para desempenho, bem-estar e rentabilidade
Potente e segura no tratamento de infecções bacterianas em cães: Conheça a cefalexina
Infecções bacterianas variadas podem afetar significativamente a saúde dos cães. “Em cenários mais graves, essa condição prejudica seriamente a qualidade de vida dos cães”
Megaoperação do IBAMA apreende 58.000 peixes geneticamente modificados
O Ibama deflagrou uma megaoperação em sete estados e no DF, apreendendo mais de 58 mil peixes ornamentais geneticamente modificados, cuja comercialização é proibida no Brasil.
Continue Reading Megaoperação do IBAMA apreende 58.000 peixes geneticamente modificados
Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
Com uma extensão impressionante de 1.046.323 hectares – aproximadamente 6,8 vezes a área da cidade de São Paulo –, essa é a maior fazenda de ovelhas do mundo
Continue Reading Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
Embrapa Gado de Leite: produção de leite no Brasil na entressafra
A produção mundial de lácteos segue se ajustando à demanda, com algum aumento registrado na produção, o que tem permitido recentemente ligeiro recuo nas cotações internacionais de lácteos.
Continue Reading Embrapa Gado de Leite: produção de leite no Brasil na entressafra
Empresa cria “super tilápia” geneticamente editada e revoluciona mercado
A iniciativa da Brazilian Fish pode transformar o mercado da piscicultura , tornando a tilápia mais acessível aos consumidores e posicionando o Brasil como referência na aplicação de biotecnologia na aquicultura.
Continue Reading Empresa cria “super tilápia” geneticamente editada e revoluciona mercado