Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

BNDES suspende financiamento para Proirriga

No caso, a linha suspensa temporariamente é relativa ao Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu mais uma linha de crédito do Plano Safra 2021/22, por causa do “nível de comprometimento dos recursos disponíveis”, de acordo com a circular do banco divulgada em seu site. No caso, a linha suspensa temporariamente é relativa ao Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga).

Até o momento, desde o início do ano-safra, em 1º de julho, o banco de fomento já bloqueou novos pedidos de financiamento para várias linhas que contam com juros subsidiados ao produtor rural, pelo mesmo motivo citado acima. No dia 6 de setembro, foram três linhas: Pronaf Custeio – exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 4,5% ao ano -; Programa ABC (agricultura de baixo carbono), exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 7% ao ano, e, finalmente, do Pronamp Investimento (linha voltada ao médio produtor rural).

No dia 19 de agosto, o BNDES havia cancelado novos pedidos de crédito para o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro); o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA); o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) – para operações de custeio – e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Investimento).

Em 27 de julho, o BNDES também soltou circular proibindo novos pedidos de financiamento na linha PCA, no caso, “para operações com taxa de juros prefixada de até 7% ao ano”. 

E, em 10 de agosto, o bloqueio ocorreu na linha Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop). Até o momento, não houve nenhuma circular por parte do banco que autorize a retomada dos pedidos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM