
Cenário atual da carne bovina desanima o confinador apesar das exportações seguirem intensas; já o poder de compra do suinocultor vem recuando em outubro.
O atual contexto de queda nas cotações da arroba bovina e de elevado patamar de preço de importantes itens dos custos de produção, especialmente os relacionados à alimentação, vêm desanimando parte dos confinadores consultados pelo Cepea.
Na ponta final, as vendas de carne no mercado doméstico ainda não se reaqueceram, conforme agentes esperavam para este último trimestre. Assim, apesar de as exportações de carne bovina seguirem intensas, as fracas vendas domésticas limitam reações nos valores da arroba.
Em relação à alimentação, a produção recorde de milho na segunda temporada gerava expectativas de custos menores no segundo semestre. No entanto, o que se verifica são preços firmes para o cereal, sustentados pela demanda externa aquecida.

De qualquer forma, era consenso entre agentes de que este ano seria desafiador, especialmente diante das incertezas econômicas e sanitárias. A rentabilidade do confinamento dependeria de uma boa gestão de preços e de controle dos gastos.
Suínos
Os preços do animal vivo estão em reação em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Apesar disso, a média de negociação do suíno nesta parcial de outubro ainda está inferior à registrada em setembro.
- Minotauro vende cavalo na Expointer para ação solidária em prol do RS
- Boi gordo deve chegar a R$ 400/@ em 2026 e especialista alerta para reposição
- Moratória da soja: Abiove comemora decisão judicial que suspende medida do Cade
- Moratória da soja: Aprosoja-MT mantém críticas ao pacto após decisão judicial
- Inoculantes em pastagens: resiliência para sistemas pecuários e dinheiro no bolso do pecuarista
Do lado dos principais insumos utilizados na atividade suinícola, os valores do milho mostram estabilidade de setembro para outubro, ao passo que os do farelo de soja avançam. Diante disso, pesquisadores do Cepea indicam que o poder de compra do suinocultor frente a esses insumos vem recuando em outubro – este é o segundo mês seguido de piora na relação de troca.

Fonte: Cepea
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.