Os lácteos atendem as novas gerações de consumo?

A revitalização de produtos lácteos – incluindo comunicação, embalagem, e posicionamento de marca —, que busquem uma maior identificação com este público-alvo é uma excelente opção.  

Atualmente, no Brasil, tem-se 6 gerações convivendo juntas no país: geração silenciosa; baby boomers; geração X; geração Z; geração Y ou millennials e alpha. Considerando que cada uma tem seus comportamentos que guiam seu propósito e forma de consumo, a era do consumidor tem um mix de protagonistas.

E, neste protagonismo, a narrativa do consumo de lácteos traz vários enredos, especialmente, quando pensamos nas mais recentes gerações de consumidores. Um viés que deve ser considerado pelas empresas atuantes no setor é atual e crescente tendência de sustentabilidade.

Neste ponto, os lácteos não são os vilões da história. Práticas ambientalmente sustentáveis aplicadas ao longo de toda a cadeia produtiva, bem-estar animal, utilização de coprodutos para a fabricação de outros derivados, economia circular são alguns exemplos de práticas que dialogam e atendem as atuais exigências de consumo.

Paralelamente, a nutrição é um ponto focal. A saudabilidade e promoção do bem-estar são critérios analisados pelos consumidores e que conquistam sua preferência.  A densidade nutricional e a qualidade proteica dos laticínios são cada vez mais valorizadas.

Contudo, mesmo com bons exemplos, para alcançar os novos consumidores, movimentar-se é preciso. Neste aspecto, a revitalização de produtos lácteos – incluindo comunicação, embalagem, e posicionamento de marca —, que busquem uma maior identificação com este público-alvo é uma excelente opção.  

Dispor de tecnologias também pode ser interessante, afinal, as recentes gerações de consumo estão cada vez mais imersas no mundo digital. Utilizar as ferramentas digitais para traçar estratégias de marketing, como as tecnologias imersivas, é um dos caminhos dessa conexão virtual. Olhando para mais adiante, será que o leite terá um metaverso?

Foto: Divulgação

As questões são muitas e carregam um leque de oportunidades. Para transformar essas mudanças em estratégias de diferenciação e competitividade, o Dairy Vision, nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas/SP, na Expo Dom Pedro, trará as principais tendências do setor lácteo mundial.  

Desde 2015, consolidado como um dos principais fóruns de discussão da cadeia láctea mundial, este ano a 8ª edição do Dairy Vision traz 26 palestras nacionais e internacionais, distribuídas em 5 blocos temáticos.

Fonte: MilkPoint

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM