Bolsonaro montou do lado errado em cavalo no Piauí? 😂

Bolsonaro montou do lado errado em cavalo no Piauí? 😂

PARTILHAR
Jair Bolsonaro - Foto: Flickr/ Palácio do Planalto

Em vídeo é possível ver que ele montou do lado direito do cavalo; seria esse um erro do Presidente, ou montar somente do lado esquerdo é um mito?

Após ter se recuperado do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro retomou a agenda de viagens pelo país e participou, nesta quinta-feira (30/7) da cerimônia de acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água na cidade de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.

Horas antes, ainda na chegada ao aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí, o chefe do Executivo colocou um chapéu nordestino, montou em um cavalo em meio a uma aglomeração de apoiadores. Usando chapéu de couro, Bolsonaro surpreendeu ao montar em um cavalo de um apoiador que estava em frente ao aeroporto. Cerca de 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, se aglomeravam ao recepcionar o presidente aos gritos de “mito” e “nossa bandeira não será vermelha”.

No vídeo abaixo é possível ver que ele montou do lado direito do cavalo. Seria esse um erro do Presidente, ou montar somente do lado esquerdo é um mito?

De que lado devo montar meu cavalo?

Montar um cavalo é bem fácil se feito de maneira correta e segura. Por razões históricas convencionou-se montar os cavalos sempre do lado esquerdo. Isso se deve ao fato de que cavaleiros medievais carregavam suas espadas do lado esquerdo do corpo, portanto para facilitar a montada e evitar acidentes eles montavam o cavalo do lado esquerdo calçando o estribo esquerdo com seu pé esquerdo. Como a maioria das escolas equestres tem base na cavalaria militar o costume de montar os animais do lado esquerdo se perpetuou até os dias atuais quando usar espadas não é mais um hábito.

berranteira montando mula
Rarissa Lombardi @berranteira_rl

Mas qual a maneira correta e segura de montar o meu cavalo, independente do lado que monto?

A maneira de montar o cavalo pode variar de acordo com a modalidade equestre e até mesmo a condição física e psicológica do cavaleiro, mas vale ter em mente alguns cuidados para se ter segurança no momento de montar.

Antes de montar se aproxime de maneira correta do cavalo, crie o habito de falar baixo próximo do animal, aborde-o de preferência lateralmente onde este tem maior campo de visão. Estando próximo o suficiente afague o cavalo. Certifique-se de que o cavalo não esteja amarrado antes de monta-lo, e na sequencia confira o ajuste da cabeçada, da sela e regule a altura dos estribos. Tendo feito isto é sempre bom “desembuchar” o animal, ou seja, dê alguns passos com seu cavalo para que ele se acomode com a sela antes de ser montado.

Desafie-se a montar pelo lado direito de seu cavalo. Basta repetir o procedimento invertendo o lado de cada passo.

Adaptado de Equitação Élvia Vieira

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.