
Para ex-presidente do Banco dos Brics Marcos Troyjo, Brasil se destaca como superpotência alimentar ao aliar agro e sustentabilidade.
O economista Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (o Banco dos Brics), vê o Brasil como “superpotência alimentar” e “grande exportador de sustentabilidade”. “A aliança entre agro e meio ambiente dá esse diferencial de sustentabilidade ao Brasil”, afirmou Troyjo.
Ele enfatiza, porém, a necessidade de uma postura mais ativa no exterior: “O nosso esforço de comunicação, o nosso esforço de diplomacia econômica, o nosso marketing tem que estar recheado dessa mensagem de exportação de sustentabilidade. É algo que a gente não tem feito”.
Do lado estrutural, Troyjo explica uma importante mudança demográfica em curso no planeta.Segundo ele, dos 198 países do mundo, 184 terão declínio populacional nos próximos 25 anos.
Nove, entretanto, sustentarão um crescimento “robusto” da população global: três asiáticos (Índia, Paquistão, Indonésia); cinco africanos (Nigéria, Sudão, Tanzânia, Congo, Uganda); e os Estados Unidos.
“Haverá uma demanda ainda maior de alimentos no mundo. De onde eles vão vir? Você tem quatro grandes produtores”, afirma Troyjo, iniciando sua explicação e elencando um por um.
“A China, por conta do tamanho de sua população e do seu mercado, é importadora líquida de alimentos. A Índia é outra grande produtora, mas com gravíssimos problemas de abastecimento hídrico, uma produção ainda muito voltada à economia de subsistência, em pequenas propriedades. Os Estados Unidos, com oscilações, mas sem ter tanta competitividade em algumas áreas“, argumenta o economista, que foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais no governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Quem pode responder a esse desafio? É o Brasil. É o único país que tem um teto retrátil para produzir com sustentabilidade. Tem as maiores reservas hídricas do mundo, tem um fenômeno extraordinário, que são os rios voadores.”
A questão conjuntural, também citada por Troyjo, remete à guerra tarifária deflagrada pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos.
Em resposta às sobretaxas adotadas pela Casa Branca, a China decidiu impor restrições para as importações agrícolas de produtores americanos.
“Os chineses anunciaram retaliações às exportações americanas de soja, milho, frango, carne bovina. O único país do mundo que a capacidade, seja em termos de velocidade ou de escala para gerar esse efeito de substituição, é o Brasil”, ressalta.
“A geopolítica em torno de todas essas tensões está convocando o Brasil a ser uma superpotência alimentar”, conclui Troyjo.
Fonte: CNN
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Entenda como a falta de integração enterra políticas públicas no Brasil
“Um governo eficiente não é aquele que tem mais ministérios; no fim das contas, o que importa é que as políticas públicas cheguem até quem precisa, de forma clara, ágil e coerente”
Continue Reading Entenda como a falta de integração enterra políticas públicas no Brasil
Chile salta para 2º lugar entre os maiores destinos de carne suína brasileira
O destaque foi em julho, quando 14,5 mil toneladas de carne suína foram escoadas ao país sul-americano, o dobro do volume de janeiro.
Continue Reading Chile salta para 2º lugar entre os maiores destinos de carne suína brasileira
Tecnologia brasileira vai avaliar Girolando de país vizinho
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de realizar as primeiras coletas de material genético de animais equatorianos A parceria técnica entre Brasil e Equador para promover o melhoramento genético dos rebanhos da raça Girolando iniciou a primeira etapa neste mês de setembro. O técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcello Cembranelli, visitou…
Continue Reading Tecnologia brasileira vai avaliar Girolando de país vizinho
Famato defende produtores de MT em audiência sobre regularização fundiária na faixa de fronteira
A proposta altera dispositivos legais para estabelecer procedimentos de ratificação de registros imobiliários decorrentes de alienações e concessões de terras públicas situadas na faixa de fronteira.
Selic estratosférica é injustificada e agrava sufoco da indústria, alerta CNI
Decisão do Banco Central ignora sinais claros de desaceleração da atividade econômica e queda da inflação, conjuntura que demanda urgência na redução de juros para evitar prejuízos maiores à economia e aos trabalhadores
Continue Reading Selic estratosférica é injustificada e agrava sufoco da indústria, alerta CNI
Câmara aprova urgência para projeto de anistia
O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto. Antes do encerramento da votação, parlamentares contrários à proposta gritaram palavras como “sem anistia”.
Continue Reading Câmara aprova urgência para projeto de anistia