
Para ex-presidente do Banco dos Brics Marcos Troyjo, Brasil se destaca como superpotência alimentar ao aliar agro e sustentabilidade.
O economista Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (o Banco dos Brics), vê o Brasil como “superpotência alimentar” e “grande exportador de sustentabilidade”. “A aliança entre agro e meio ambiente dá esse diferencial de sustentabilidade ao Brasil”, afirmou Troyjo.
Ele enfatiza, porém, a necessidade de uma postura mais ativa no exterior: “O nosso esforço de comunicação, o nosso esforço de diplomacia econômica, o nosso marketing tem que estar recheado dessa mensagem de exportação de sustentabilidade. É algo que a gente não tem feito”.
Do lado estrutural, Troyjo explica uma importante mudança demográfica em curso no planeta.Segundo ele, dos 198 países do mundo, 184 terão declínio populacional nos próximos 25 anos.
Nove, entretanto, sustentarão um crescimento “robusto” da população global: três asiáticos (Índia, Paquistão, Indonésia); cinco africanos (Nigéria, Sudão, Tanzânia, Congo, Uganda); e os Estados Unidos.
“Haverá uma demanda ainda maior de alimentos no mundo. De onde eles vão vir? Você tem quatro grandes produtores”, afirma Troyjo, iniciando sua explicação e elencando um por um.
“A China, por conta do tamanho de sua população e do seu mercado, é importadora líquida de alimentos. A Índia é outra grande produtora, mas com gravíssimos problemas de abastecimento hídrico, uma produção ainda muito voltada à economia de subsistência, em pequenas propriedades. Os Estados Unidos, com oscilações, mas sem ter tanta competitividade em algumas áreas“, argumenta o economista, que foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais no governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Quem pode responder a esse desafio? É o Brasil. É o único país que tem um teto retrátil para produzir com sustentabilidade. Tem as maiores reservas hídricas do mundo, tem um fenômeno extraordinário, que são os rios voadores.”
A questão conjuntural, também citada por Troyjo, remete à guerra tarifária deflagrada pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos.
Em resposta às sobretaxas adotadas pela Casa Branca, a China decidiu impor restrições para as importações agrícolas de produtores americanos.
“Os chineses anunciaram retaliações às exportações americanas de soja, milho, frango, carne bovina. O único país do mundo que a capacidade, seja em termos de velocidade ou de escala para gerar esse efeito de substituição, é o Brasil”, ressalta.
“A geopolítica em torno de todas essas tensões está convocando o Brasil a ser uma superpotência alimentar”, conclui Troyjo.
Fonte: CNN
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Na fábrica da NITRO, 1,6 mL de bactéria vira 10.000 litros de solução para agricultura regenerativa
Tecnologia de ponta e precisão industrial marcam produção de bioinsumos na nova BacPlant, que inaugura nova fase da empresa no agro Em um espaço de altíssima tecnologia, onde ciência e agro se encontram, a NITRO inaugurou recentemente a BacPlant, sua mais nova unidade fabril voltada exclusivamente à produção de bioinsumos à base de bactérias. E…
Trump x Lula: o produtor rural brasileiro no centro de uma crise anunciada
A recente decisão do presidente Donald Trump é mais do que um gesto político: é um ataque direto à espinha dorsal da economia brasileira — o agronegócio
Continue Reading Trump x Lula: o produtor rural brasileiro no centro de uma crise anunciada
Ministro Carlos Fávaro se pronuncia sobre tarifas de Trump
Ele ressaltou que irá intensificar iniciativas de abertura de novos mercados, focando especialmente em regiões com grande potencial consumidor.
Continue Reading Ministro Carlos Fávaro se pronuncia sobre tarifas de Trump
Produtor rural deve ficar atento às taxas de juros e encargos de inadimplência do Crédito Rural
Segundo especialista, essa recomendação vale também para contratações realizadas fora do sistema financeiro.
Brasil tem medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad
A Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso em abril, estabelece ações não tarifárias e até algumas elevações de tarifas que não provocam o aumento de preços no país.
Continue Reading Brasil tem medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad
Homem é Engolido por Cobra Gigante de 8 Metros na Indonésia
Agricultor de 61 anos desapareceu ao sair para trabalhar e foi encontrado dentro de uma píton-reticulada; moradores mataram o animal e registraram tudo em vídeo.
Continue Reading Homem é Engolido por Cobra Gigante de 8 Metros na Indonésia