Brasil perde centenário Dr. Fernando Penteado Cardoso

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Brasil perde uma das mentes mais brilhantes dos últimos 100 anos; Dr. Fernando Penteado Cardoso é patrimônio do Agronegócio Brasileiro

Eu tenho certeza que você já ouviu essa célebre frase – “O Brasil é um país em que as pessoas acham muito, observam pouco e não medem praticamente nada” – pois é, seu autor, o Eng. Agrônomo Fernando Penteado Cardoso faleceu na noite de ontem, 7 de setembro, e deixará um legado eterno. O agrônomo também foi autor daquele inesquecível e um dos melhores slogans publicitários do agro brasileiro: “com Manah adubando dá”, dia 19 de setembro ele faria 107 anos. Recentemente a Dinheiro Rural elencou as 15 mentes mais brilhantes que mudaram o agronegócio brasileiro ajudando a transformar o país no celeiro do mundo, Fernando Penteado Cardoso figurou a lista.

Formado na primeira turma da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP), Cardoso foi uma das maiores personalidades vivas do agronegócio. Foi amigo particular do americano Norman Borlaug (1914-2009), Nobel da Paz em 1970 e pai da Revolução Verde. A influência fez de Cardoso o próprio precursor dessa revolução no Brasil, ao criar a Manah, empresa de fertilizantes nos anos de 1940. A Manah chegou a ser a segunda maior empresa de adubos no Brasil, com 15 fábricas e 2 mil funcionários. Em 2001, criou a sua fundação de pesquisa, a Agrisus – Agricultura Sustentável, com o objetivo de fomentar a inovação através de bolsas a estudantes e cientistas.

“Tenho paixão pela agronomia. É um vício.”

Em algumas entrevistas ele sempre deixou uma mensagem sobre visão e sentido de vida. “Não tenha medo do mercado, nunca se afaste da ciência”, ele enfatiza para todos os jovens no agronegócio. E quando perguntado sobre o futuro: “o futuro para alguém com a minha idade é viver intensamente o presente”.

Fernando Penteado Cardoso era engenheiro agrônomo, graduado na turma de 1936 da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, USP, tendo recebido o prêmio “Epitácio Pessoa” conferido ao primeiro colocado. Nasceu em São Paulo em 19 de setembro de 1914, era casado com Magdalena Leme Cardoso, tem seis filhos, vinte netos e dez bisnetos.

Nasceu em plena turbulência da primeira guerra mundial. Desde a infância destacou-se pela habilidade intelectual e pelo desempenho escolar: foi sempre o primeiro aluno em todos os cursos. Matriculou-se na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) em janeiro de 1933 e em 25 de janeiro de 1934 era aluno da ESALQ quando a Universidade de São Paulo foi fundada, sendo, portanto, a ESALQ uma das unidades fundadoras da USP que neste ano está comemorando 80 anos. Formou-se em engenheiro agrônomo em 1936, como primeiro aluno da turma, com uma das melhores médias conquistadas até hoje.

“Nossa pecuária, baseada no zebu, é a prova de que conseguimos entender o que é criar gado para produzir carne”, dizia Cardoso.


Foto: Divulgação

José Luiz Tejon em texto recente homenageou Cardoso:

“Este sábio que completa 106 anos de idade, faz de sua vida uma obra. E um ser humano será o que sua obra dele revelar. Estamos em meio às distorções da cacofonia de vozes, gritos e berros das redes sociais, onde achar a verdade exigirá uma pesquisa acima das generalizações e eliminações das estúpidas manipulações de massa. Porém, olhar para este aniversário, secular, e a obra desta pessoa nos enche de esperança, de vida e nos dá a certeza de que as forças criadoras e sintrópicas irão prevalecer.”

“Dr. Fernando Penteado Cardoso nos oferece uma das mais poderosas lições de superação: “uma criança viva, vivendo num jovem eterno que nunca irá envelhecer”. E acima de tudo protagonista da sua história, cavalgando com as rédeas nas suas mãos, sobre o cavalo bravo do destino, o qual se o temermos nos arrastará sob suas patas. Parabéns jovem Dr. Cardoso, bravo cavaleiro da vida, saúde.”


O velório acontecerá no crematório Horto da Paz, Itapecerica da Serra, hoje dia 08/09 às 12:00 para cremação às 15:00 hs. A Compre Rural se solidariza com a família pelo falecimento e, em nome do agro brasileiro, agradece toda a contribuição dada ao agro pelo grande Dr. Fernando Penteado Cardoso.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com