Ambev se prepara para colher primeira safra de lúpulo no Brasil

Depois de implementar nova cultura no Brasil, Ambev se prepara para colher a primeira safra de lúpulo; empresa fomentou cultivo do insumo no país em parceria com agricultores

Da flor à matéria-prima. É assim que a Ambev, precursora no desenvolvimento sustentável e de qualidade do lúpulo brasileiro em larga escala, se prepara para uma nova etapa no cultivo do insumo. Após dois anos desde o início do projeto que fomenta e incentiva a produção local do ingrediente, a companhia realiza o 1º Festival de Colheita de Lúpulo na Fazenda Santa Catarina, em Lages (SC), e espera colher a sua primeira safra, que será destinada para a receita de cervejas locais.

O evento acontece nesta quarta-feira (13) e inaugura oficialmente a fábrica de beneficiamento de lúpulo da Ambev, construída há dois anos, e representa a materialização de todas as iniciativas da companhia para a implementação do insumo que, até então, era pouco produzido no Brasil, dadas as condições climáticas. Além de impulsionar o desenvolvimento de uma nova cultura em solo nacional, o projeto beneficia diretamente a comunidade local, a agricultura familiar, a academia e o ecossistema cervejeiro.

lupulo producao
Produção de lúpulo no Rio Grande do Sul – Foto: Fernando Dias/Seapdr

“O Projeto Fazenda Santa Catarina comprova como o trabalho colaborativo entre Ambev, pesquisadores e agricultores tem força para tornar o Brasil um potencial produtor de lúpulo de alta qualidade. Cada vez mais, queremos apoiar a academia brasileira com tecnologia e inovação para pensar novas formas do cultivo sustentável de ingredientes cervejeiros”, afirma a Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev, Laura Aguiar.

A programação do festival conta com visita à lavoura de lúpulo da Ambev, música, bebidas e comidas típicas da região, além da ativação de marcas do portfólio da companhia, como a Colorado, conhecida pelos ingredientes brasileiros em suas receitas, e a Goose Island, com toda a sua experiência em lúpulos, e que, juntas, vão realizar durante o evento a brassagem da Santa Lupulina, uma receita feita com goiaba serrana local e lúpulo colhido diretamente da Fazenda Santa Catarina.

area plantada com lupulo
Foto: Imagens cedidas/Fábio Mezzomo

Agricultura do lúpulo

A produção de lúpulo tem um custo significativo para implementação, porém a projeção é de que o lucro líquido varie entre R$ 70 mil e R$ 80 mil por hectare, segundo ele. Se tudo correr como planejado, com a primeira safra cheia sendo colhida neste ano, o retorno do investimento deve vir em até 40 meses.

area plantada com lupulo
Foto: Imagens cedidas/Fábio Mezzomo

O lúpulo, ou pé-de-galo, é uma planta da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae. É nativa de Europa, Ásia ocidental e América do Norte. Sendo uma trepadeira, costuma medir entre 4,6 e 6,1 metros de altura.

Sabor amargo

Na fabricação de cerveja, durante o processo de cozimento com malte, água e levedura, a planta libera resinas de sabor amargo, dando à bebida seu sabor característico. O lúpulo também é um conservante natural. No passado, era adicionado ao barril de cerveja após a fermentação para manter a bebida fresca enquanto era transportada.

Hoje, praticamente todo o lúpulo utilizado pelas cervejarias do país é importado. No ano passado, a indústria gastou U$ 82 milhões na compra de aproximadamente 4.700 toneladas do insumo vindo de outros países, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolupulo) divulgado no ano passado, a área plantada no país é de pouco mais de 40 hectares, e a produção gira em torno de 24 toneladas.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM