Café: Safras estima colheita 2022/23 no Brasil em 83% até 02/agosto

PARTILHAR
Foto: Divulgação

A colheita está atrasada em relação ao ano passado, quando 84% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados.

A colheita de café da safra brasileira 2022/23 está em 83% até o dia 02 de agosto. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, o índice era de 75%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2022/23, de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 50,96 milhões de sacas até o dia 26 de julho.

A colheita está atrasada em relação ao ano passado, quando 84% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados contra à média dos últimos 5 anos, que é de 86%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, os trabalhos de colheita de café no Brasil mantêm uma boa cadência, favorecidos pelo clima seco e percentual elevado de maturação das lavouras. E a previsão é que tempo siga predominantemente seco nos próximos 7 a 10 dias, com chance apenas de chuvas isoladas na Bahia e Espírito Santo. Enfim, o cenário climático deve continuar beneficiando tanto a colheita como a secagem do café. Mas, mesmo com a aceleração dos trabalhos, a disponibilidade física, particularmente de arábica, segue abaixo da esperada, o que mantém o sinal de alerta produtivo, comenta.

A colheita de arábica chega a 77% da produção, superando ligeiramente os 76% colhidos em igual período ano passado, mas ainda abaixo dos 81% de média dos últimos 5 anos para o período.

Os trabalhos com conilon se encaminham para o fim alcançando 94% do potencial da safra, indica Barabach. Ainda abaixo dos 98% em igual época do ano passado e também aquém dos 99% de média dos últimos 5 anos para período. No Espírito Santo, principal estado produtor deste café, restam apenas grandes produtores e na maioria dos casos para fazer o repasse final. Em Rondônia, a colheita dá seus últimos passos, conclui.

Fonte: Safras & Mercado

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com