Caldonegro é novamente líder absoluto do PMGZ

Caldonegro é novamente líder absoluto do PMGZ

PARTILHAR
touro-nelore-rem-caldonegro
Caldonegro: Líder em dois sumários importantes: PMGZ/ ABCZ e da ANCP. / Foto: ABS Pecplan

Touro REM Caldonegro, que fez história ao conquistar a dupla liderança nos principais sumários da raça, volta a surpreender pela segunda vez consecutiva.

REM Caldonegro segue como o número 1 absoluto do Sumário do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ no ranking 2018/1, divulgado durante a ExpoZebu. O reprodutor, que pertence à bateria de Corte Zebu da ABS e ao criatório da Genética Aditiva, mantém o título que já havia conquistado na última edição do Sumário do PMGZ/ ABCZ, assim como nos Sumários da ANCP e da Geneplus/Embrapa.

“Além de ter muito desempenho na progênie e se destacar bastante em relação a desempenho de peso, o Caldonegro é um touro de bastante fertilidade e em qualidade de sêmen”, ressalta Gustavo Morales, gerente Corte Zebu da ABS Pecplan. “Já temos informações de prenhez na IATF dele bem acima da média em nível nacional”, informa.

Após conquistar a marca histórica com a liderança dupla nos sumários PMGZ e ANCP, O touro REM Caldonegro vem se destacando e ganhando cada vez mais espaço comercial. O reprodutor possui excepcional régua de DEP, sendo positivo para todas as características avaliadas, com destaque para as de desempenho. Foi o primeiro a ultrapassar os 50 pontos no índice da ABCZ e, agora, chega ao iABCZ de 52,71, sendo TOP 0,1% nos dois índices.

Com quase cinco anos de idade, também se destaca nas características reprodutivas, com 0,1% para perímetro escrotal (PMGZ) e precocidade sexual, além de habilidade materna, longevidade, rendimento e acabamento de gordura. A ótima avaliação genética é consequência de suas progênies, pois, apesar de jovem, já possui 91 animais avaliados aos 210 dias (desmama) em dois rebanhos distintos. Atualmente, a Genética Aditiva possui cerca de 150 filhos do Caldonegro e a meta é continuar inseminando.

“Com a liderança do Caldonegro, nove dos 10 primeiros touros colocados no Sumário do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ no ranking 2018/1 têm sangue Genética Aditiva”, comemora Cynthia Todeschini Vieira Tannous, gerente comercial da empresa. “Os sumários norteiam muitos criadores”, enfatiza.

GENÉTICA ADITIVA

Com mais de 30 anos de seleção, a Genética Aditiva é a maior fornecedora de genética bovina do País, com um rebanho de 6.200 cabeças e, aproximadamente, 3.000 matrizes em reprodução. Tem seus animais avaliados por três diferentes programas de melhoramento: Geneplus, ANCP e PMGZ. E um rigor no sistema de seleção que vem garantindo os primeiros lugares nos sumários de touros dos programas de que participa, além de reconhecimentos, como o Prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural”, na Categoria Genética Nelore. O rebanho da Genética Aditiva fica concentrado em propriedades de Mato Grosso do Sul. Além da raça Nelore, a empresa atua com excelência na seleção de Gir Leiteiro, Girolando e Cavalo Crioulo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.