
Exceções incluem o Rio Grande do Sul, estados da Região Norte e a costa do litoral nordestino, segundo a Climatempo
De acordo com o instituto Climatempo, um sistema de alta pressão se estabelece na região Sudeste do Brasil, garantindo a predominância de um clima firme e quente nos próximos dias. A expectativa é de temperaturas elevadas, com possibilidade de recordes históricos. A cidade do Rio de Janeiro pode alcançar 40°C, enquanto São Paulo pode registrar 34°C e Vitória 37°C, com o calor se tornando o principal destaque nas capitais da região.
O sistema de alta pressão impede a formação de instabilidades, garantindo dias de sol forte e poucas nuvens. Em São Paulo, a semana pode trazer recordes de temperatura para o ano de 2025, com máxima prevista de 35°C, e o interior do estado pode atingir valores de até 37°C. Nas áreas litorâneas, a previsão é de calor intenso e sem chuvas, com máximas superiores a 30°C.
Por outro lado, no sul do Brasil, uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, provocando o aumento das instabilidades. Espera-se chuva ainda pela manhã em várias regiões do estado, como a Campanha Gaúcha, a Fronteira Oeste, a Região Metropolitana e o Sul. A previsão é de que as chuvas se intensifiquem ao longo do dia, com alerta para temporais, especialmente na Grande Porto Alegre.
Em Santa Catarina, o tempo será mais aberto no início da semana, com presença de sol e poucas nuvens. No entanto, à tarde, as instabilidades associadas à frente fria atingem o estado, trazendo risco de chuvas fortes e até temporais no sul e litoral sul.
No Paraná, o dia começa com sol entre nuvens, mas no fim da tarde e início da noite, a chuva atinge as áreas do sul do estado.
Já no Centro-Oeste, o calor continua a predominar, com pancadas de chuva previstas para a tarde, principalmente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. As chuvas podem ser intensas, acompanhadas de raios.
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a circulação de ventos marítimos seguem estimulando a formação de nuvens carregadas, trazendo chuvas para a costa norte e leste da região. No Sertão e Agreste, o sol permanece forte, com calor intenso.
Na Região Norte, as condições de instabilidade se mantêm em todos os estados, com destaque para chuvas mais pesadas e temporais no Amazonas, Pará, Acre e Rondônia. No Amapá, o risco de chuvas intensas persiste, com volumes elevados e precipitações frequentes, especialmente em Macapá, devido à aproximação da ZCIT.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Quando os seres humanos começaram a comer carne?
- Cidades do Nordeste têm mais bodes do que gente – e números impressionam
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.